Boletim 5 Sentidos News #2 – 23 de abril de 2020 clique para abrir no browser
Mas você adora um se...

Minhas primeiras semanas de quarentena me lembraram muito daquela música do Djavan que diz que "você adora um se". Eram muitos, muitos "ses" que não saíam da minha mente: e se as fronteiras da China tivessem sido fechadas a tempo? E se os brasileiros que passaram Carnaval na Europa tivessem se isolado por 14 dias na volta? E se as pessoas que podiam ter diminuído a circulação evitando festas e eventos no começo de março se antecipassem às regras oficiais? E se, e se, e se...

Mas não demorou tanto para que eu entendesse que esse pensamento é só uma das armadilhas do ego, que acha que tem controle de alguma coisa. E que não há unanimidade de absolutamente nada nesta pandemia: cada um tem sua perspectiva e cada um tem seu tempo de encarar cada estágio. E que tudo, absolutamente tudo, segue uma ordem que nem sempre conseguimos entender. A cada um de nós, resta fazer o melhor possível. Fazer a nossa parte de maneira humana e responsável nesta equação. E aceitar que a certeza do amanhã é só uma impressão muito equivocada, pois na verdade ela nunca existiu.

A nossa parte inclui olhar para o lado, mas também pede o olhar para dentro. Cuidar do outro, mas lembrando de cuidar da própria saúde mental. Fazer algo pelo próximo, mas sem esquecer de fazer todos os dias algo para si.

O que vem me ajudando? Um mix de três decisões: 

1. Priorizar todo santo dia algo que eu realmente amo fazer (no meu caso, estudar), nem que seja por um curto período.

2. Encontrar um assunto do meu interesse para me aprofundar de verdade – escolhi a aromaterapia, algo que me acompanha desde 2018 e, nestas semanas, faz parte de todos os meus dias com novos aprendizados e novas experiências.

3. Mexer o corpo! Preferir eu prefiro ficar sentada estudando – #AlertaNerd. Mas já entendi que o dia que tem pelo menos 30 minutos de alguma atividade física é um dia mais feliz. Vale yoga, vale ginástica localizada e vale até dançar com minha filha no meio da faxina (aliás, por falar em faxina, está nascendo aí outra paixão em mim!).

Não adianta pensar "e se". Também não adianta focar demasiadamente no "quando isso passar". O que temos hoje é só o nosso hoje. Vivê-lo da melhor maneira possível é só o que precisamos fazer!

SIGA O 5 SENTIDOS NO INSTAGRAM!
Li por aí...

Em que ando clicando, o que ando assistindo, onde ando encontrando boas leituras...

Linguagens do Amor

Esse link eu fui buscar na minha pasta de textos favoritos de todos os tempos. Em uma coluna de 2016, a jornalista Ruth Manus fala sobre a teoria das cinco linguagens do amor – na minha opinião, seu post é ainda melhor do que o livro que dá origem ao conceito. Leitura necessária!

Sono como remédio...

A quantas anda seu fuso horário pessoal nesta quarentena? Neste post do Instagram, a professora de yoga Marcia de Luca compartilhou dicas baseadas na filosofia da ayurveda para uma boa rotina de sono saudável. Desconecte-se para poder se reconectar!



Dicas
Delivery de Ovos Orgânicos (RJ)

Esta dica é especialmente para os cariocas: a Baroli, marca de ovos orgânicos que eu vi nascer e da qual tenho o maior orgulho – é do sítio dos meus primos! –, entrega em casa sob o sistema de assinaturas no Rio de Janeiro (Zona Sul e Barra). Você pode definir a quantidade de dúzias e a periodicidade que quiser [@barolioficial].

Para os Seus 5 Sentidos!

Sempre que falo sobre aromaterapia, me perguntam qual difusor eu uso – tenho um em cada cômodo da casa! Meu favorito é esse da foto/link acima: além de capacidade para 500ml e do timer (deixo ligado por três horas todas as noites e preciso repor a água apenas a cada três dias), ele muda de cor e trabalha a cromoterapia também.

Personagem
CULINÁRIA
Chef Manu Biar

A Manu Biar [@manubiar] é uma chef carioca adepta da comida de verdade! Já a conhecia há anos e amei reencontrar seu instagram nestes tempos de quarentena – receitas simples, fáceis e deliciosas que são possíveis mesmo para as que, como eu, não são tão jeitosas na cozinha. Para seguir e assistir a todos os destaques de Stories! 

Dica de Livro
CRISTAIS
A Bíblia Sobre As Pedras no Seu Dia a Dia

Par perfeito da aromaterapia no ambiente de meditação, os cristais têm um enorme poder energético. Este livro (disponível apenas em inglês por enquanto) é uma boa porta de entrada para quem deseja conhecer as funções de cada pedra e entender como elas podem fazer parte dos nossos rituais de autoconexão.

VEJA MAIS!

p.s. neste período mais crucial da quarentena, no qual a redução de circulação é fundamental, encorajo que façamos compras apenas de itens indispensáveis (alimentação e cuidados básicos). Para livros indicados, dê preferência às versões digitais; para outros produtos, salve-os em suas listas de desejos para um futuro (espero) próximo! ❤️

Share on Facebook Share on Facebook Share on Twitter Share on Twitter Forward email Forward email
Alegra Produção de Conteúdo – 5 Sentidos

Você recebeu este e-mail porque se inscreveu na lista 5 Sentidos.

Descadastrar