Olá, | Sua matrícula é .
Não consegue visualizar? Clique aqui

Olá , bom dia!

Somos o elo forte da segurança de voo.

Quando comecei a me interessar pelo voo IFR, comecei também a me preparar para estar apto a compor tripulação em aeronaves que operam nesta categoria.

Foi nesta época que comecei a compor tripulação como "freelancer" em alguns voos aqui e ali.

Num destes voos, estávamos indo para uma localidade que, infelizmente, não estava lá com as melhores condições meteorológicas e no momento da decolagem, já no período noturno, estas condições meteorológicas começaram a se deteriorar ainda mais.

Como eu era naquela época apenas um "aprendiz de feiticeiro", embarquei e iniciamos o voo.

Ao nos aproximarmos da localidade, notamos que havia um leve chuvisco e ouvimos um colega que havia acabado de decolar de um aeródromo próximo reportar: - "Decolamos agora e o teto estimado é de 500 pés". Olhei para o comandante e questionei: - " prosseguimos ou retornamos?"

Sem dar muita importância, o Comandante me respondeu: - "Vamos até lá pra ver como está”, aceitando aquilo como razoável, imaginando que ele prosseguiria e com segurança, arremeteria caso fosse necessário. Então respondi: -"Ciente!".

Bom, lá fomos nós e durante a aproximação, as condições pioraram ainda mais. E ele insistiu e na curta final, em condições IMC ainda e a baixa altura, já não havendo muito o que ser feito, por um milagre de Deus, avistamos... Desci do helicóptero com as pernas bambas, o proprietário da aeronave disse ao Comandante: -"Desta vez exageramos um pouco".

Eu não sabendo como reagir, fiquei calado .

Durante a noite, demorei para dormir e só de imaginar como teriam ficado minhas filhas e esposa se naquela aproximação perigosa não tivéssemos avistado, mas colidido com o solo ou contra algum obstáculo... minha mente e coração ficaram perturbados...

Pensando na situação relatada por mim, talvez eu consiga convencer a você. Comandante, sobre a necessidade de descontinuar uma aproximação insegura. Ou talvez eu consiga convencer a você, Copiloto, de que a sua função a bordo não é somente "figurativa". Ou, ainda, talvez eu te convença de que você não está ali presente somente para abrir portas, embarcar ou desembarcar passageiros.

Pense nisso. Voe Seguro!

Forte abraço, cmte Thales Pereira.

#safetyabraphe #juntospodemosmais 

Confira também nossos Tips

No canal do YouTube uma playlist com vídeos e troca de conhecimento sobre segurança de voo.

Safety Tip, clique aqui
Acompanhe a ABRAPHE nas redes sociais
Empresas que priorizam Segurança de Voo estão na ABRAPHE:
ABRAPHE

Av. Olavo Fontoura, 1078 - Setor C, Lote 7 Hangar GoAir, São Paulo/SP - Brasil

facebook instagram linkedin youtube whatsapp
(11) 2221-2681 / 2221-1348 / 94930-4623
abraphe@abraphe.org.br

Você recebe o Safety ABRAPHE porque é um associado ativo  e está conosco neste movimento em prol da prevenção de acidentes e da Segurança de Voo. #juntospodemosmais

Descadastrar