As últimas atualizações da manhã pela Upside Investor.

Day Triggers

Ações e Informações para você investir

A Cara da Manhã

Economia Internacional

 

Escrito por:

Gabriel Cavaretto, Ricardo Walendorff e Shin Lai

Importante lembrar aos investidores que os mercados são voláteis e que nem sempre se movimentam conforme os fundamentos econômicos

Ásia

O Banco Central da China afirmou ontem que ampliará o suporte à economia do país, melhorando seu mecanismo de transmissão da política monetária. Essa atitude segue a política anticíclica que o governo chinês vem aplicando nesses momentos de maior desaceleração do crescimento.

--

Bolsas asiáticas fecharam a quinta-feira em dominância negativa, com as bolsas de Tóquio caindo em -1,29% e a de Xangai em -0,36%, enquanto a de Hong Kong conseguiu se manter positiva, fechando em +0,22%.

 

Europa

Ontem foi divulgado a taxa de desemprego na zona do euro, e para a maior tranquilidade dos investidores europeus, a taxa chegou em seu menor nível desde outubro de 2008, caindo de 8% para 7,9%, superando as expectativas que eram de aumento do desemprego.

--

Em dia da divulgação das Atas da última reunião de Política Monetária do BCE e após dias de euforia, o acionário europeu abriu em queda generalizada, com Frankfurt em -0,45%, Paris em -0,52% e Londres em -0,31%.

 

Economia nos EUA

Dando mais estímulos otimistas aos investidores, ontem a Ata do Fed indicou uma tendência mais dovish, ou seja, se projeta agora uma subida mais lenta da taxa de juros da maior economia mundial. Boa parte da justificativa se dá pelas preocupações com a desaceleração do crescimento mundial, enquanto a inflação não preocupa.

--

Em contrapartida ao maior otimismo recente, uma reunião de Trump com líderes políticos acabou com o presidente saindo da reunião sem terminaram as discussões, pois segundo ambos os lados, quando houve uma relutância da presidente da Câmara (democrata) em aceitar a construção de um muro ou barreira de aço. A frente democrata voltou a chamar Trump de birrento. Já são 19 dias de paralização parcial.

--

Futuros operavam em baixa as 7:45h de hoje, com Nasdaq -0,76%, Dow Jones -0,58% e S&P -0,64%.

 

Treasuries e VIX nos EUA – 7:45

Treasuries operavam em baixa, com -1,19% para 2 anos, e -1,12% para 10 anos (2,698). Enquanto isso, o Vix futuro estava em +3,78% e CBOE vix em +4,95%.

Pela movimentação negativa dos futuros e dos yield, enquanto os indicadores volatilidade (vix) apresentavam boa alta, cenário de abertura da bolsa norte-americana é de pessimismo, como os fechamentos asiáticos e abertura europeia.

 

Economia Nacional

Após bater o recorde de 92 mil pontos, o Ibovespa fechou a quarta-feira em um novo recorde nominal histórico, 93.613 pontos. Este resultado representa principalmente a euforia interna dos investidores, pois até o momento, os investidores estrangeiros ainda seguem “de fora” da bolsa nacional. Os destaques para a última alta foram a caracterização de uma reforma da Previdência mais robusta, juntamente com boas expectativas para o novo governo, a ata otimista do Fed e finalização de negociações entre EUA e China.

--

Para hoje, não há programação de dados relevantes sobre a economia nacional.

 

Política Nacional

Após declarações de que o governo tentará uma reforma da Previdência mais robusta, o Secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, informou que a MP contra fraudes na previdência poderá sair até segunda-feira que vem. Segundo o próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, a economia poderia ficar em torno de 17 e 20 bilhões de reais, apesar de Marinho não dar certeza sobre os números, afirmando apenas que é na casa de bilhões.

--

Através do seu Twitter, Bolsonaro afirmou que vai rever a posição da AGU (Advocacia Geral da União), que é favorável a prisão de segunda instância apenas após o esgotamento de todos os recursos. O presidente defendeu a prisão logo após a condenação em segunda instância.

Recomendações Diárias Fundamentalistas

Recomendações fundamentalista

DJ Commodities em -0,25% as 7:10

Petróleo:  

--

Futuros do petróleo caíram durante sessão asiática.

Brent em -1,48% e WTI em -1,55% as 7:10 desta manhã.

Na Europa (7:03) temos BP em -0,65%, Shell em -0,34% e fechamento de Petrochina com +0,27%.

Viés de baixa moderada, pela correção dos preços após tantas altas (PETR4).

Minério:

Na Europa (bolsa de Londres), Anglo American com -1,18%, Rio Tinto em -1,2% e BHP em -6,06%, as 7:05.

Viés de baixa, com predominância negativa dos partes internacionais (VALE3/BRAP4).

Siderurgia:

Em Londres, ArcelorMittal em -2,62% (7:05). Na Ásia, tivemos o fechamento de Nippon Steel com -0,49%, Hesteel +2,04% e Baoshan -0,74%.

Viés baixa moderada, pela correção dos preços esperada (GGBR4/CSNA3/USIM5).

Paper e Pulp:

Pulp & Paper Index Price fechou o dia com leve baixa de +0,44%, atingindo 523,79.

Dos principais pares, o japonês Oji Paper fechou em +0,5%, enquanto os pares europeus Stora Enso estava em -0,18% e UPM em -0,55%, as 7:07.

Para hoje, acreditamos no viés de alta moderada, pela expectativa de dia difícil, que tende a ajudar este setor e fechamento japonês positivo (SUZB3/KLBN11).

Bancos:

Viés de baixa, pela movimentação pessimista no exterior e poucas mudanças internas, além da necessidade de alguma correção (BBAS3/ITUB4/BBDC4).

CMIG4 – O atual governador de MG, Romeu Zema (Novo) informou no final do dia de ontem que a privatização da Cemig deverá ser enviada para a Assembleia Legislativa logo, principalmente por ser uma das exigências para a renegociação de dívidas do estado. Expectativa de alguma movimentação de alta, mesmo o papel já ter embutido grande parte da valorização projetada.

 

O calendário segue a divulgação da Bmf Bovespa, podendo as empresas divulgar seus dados com antecedência

Interaja conosco: opiniões, comentários, sugestões, sempre são bem vindos!

Email: global@upsideinvestor.com

Copyright by Upside Investor 2016.

Todos os direitos reservados.

Disclaimer

Este relatório foi preparado pela Upside Investor e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e/ou projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé.

Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Upside Investor.

(*) Conforme o artigo 16, parágrafo único, da ICVM 483, declaro ser inteiramente responsável pelas informações e afirmações contidas neste relatório de análise. Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento), nos termos do art. 17 da ICVM 483. O(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvido(s) na elaboração deste relatório Ricardo Walendorff declara(m) que as recomendações contidas neste refletem  exclusivamente sua(s) opinião(ões) pessoal(is) sobre as companhias citadas e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma

Upside Investor

Email:

upside@upsideinvestor.com

Website:

www.upsideinvestor.com

Rua Dona Antônia de Queirós, 549/2

Tel: (11)-4117-2998

Você recebeu este email porque você assinou nossa newsletter, visitou nosso site ou adquiriu nossos relatórios.

Descadastrar