Olá, , bom dia!
Ao pé da letra, desorientação espacial é a incapacidade de uma pessoa de determinar a verdadeira posição, movimento e altitude do seu corpo em relação à Terra ou ao seu entorno. Tanto Pilotos quanto mergulhadores encontram o fenômeno.
O aparelho sensorial humano, contudo, muitas vezes não é delicado o suficiente para perceber mudanças lentas e graduais no movimento, além disso, quando as mudanças de movimento são abruptas, os órgãos dos sentidos tendem a superestimar o grau da mudança.
A desorientação espacial em aeronaves pode surgir em condições de voo com baixa visibilidade que provocam erros de interpretação visual.
Um piloto desorientado pode, por exemplo, numa curva, ter falsas sensações ao virar gradualmente, podendo sentir como se estivesse em curso reto e, ao tentar corrigir, ter a sensação de estar subindo ou descendo.
Se a aeronave se inclinar, subir ou descer lentamente, o piloto pode não perceber a mudança e a aeronave poderá estar entrando em uma atitude anormal. São falsas sensações causadas pela desorientação espacial.
Indo um pouco mais a fundo se, por exemplo, a aeronave derrapar durante uma curva, a sensação é de estar inclinado na direção oposta à derrapagem.
Se o piloto olhar rapidamente para baixo enquanto faz uma curva, ocorre o chamado efeito Coriolis, no qual a sensação será a de estar em descida... A reação usual do piloto será a de cabrar e poderá inclusive entrar em um giro, a ilusão de não movimento é criada se o giro continuar por tempo suficiente. Quando o piloto corrige o giro, ele tem a sensação de girar na direção oposta e sua reação natural é contrariar suas medidas corretivas e voltar ao padrão de giro original.
Enfim, a desorientação espacial é, acima de tudo, um fenômeno fisiológico e, acredite, pode ser fatal.
Como posso me prevenir?
1-Planejamento adequado
2- Não forçar a barra, insistindo em voar sob condições abaixo dos mínimos VFR.
3- Respeite seus limites
4- Pouse e viva! Em caso de dúvida não prossiga o voo, procure um local adequado e faça um pouso de segurança.
Bons e seguros voos a você!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|