Olá, , bom dia!
As decisões na aviação normalmente são motivadas por sinais que indicam uma condição fora do normal que pode exigir uma ação por parte do piloto, fora do planejado inicialmente.
Um bom modelo de processo de decisão envolve dois componentes: avaliação da situação (Consciência situacional) e escolha de um curso de ação. Na aviação, a avaliação da situação envolve definir o problema, bem como avaliar os níveis de risco associados a ele e a quantidade de tempo disponível para resolvê-lo. Uma vez que o problema é definido, um curso de ação é escolhido com base nas opções disponíveis e de acordo com a situação.
A partir desse ponto, existem dois tipos de opções:
A primeira delas seria aplicar um procedimento específico pré-determinado pelo fabricante;
A segunda, utilizar o método de avaliação da condição e do momento, ou seja, aplicar uma ação baseada na experiência de voo do piloto. Por exemplo: "estou na final para pouso e tive o acionamento de um alarme para o qual é requerido, de acordo com o manual de emergências da aeronave, o corte imediato do motor. Tomo a decisão, baseado na minha experiencia, por posar com o motor, mesmo que afetado por algum mau funcionamento, para garantir um pouso seguro."
Ambas envolvem a aplicação do conhecimento, mas variam no grau em que a resposta é determinada.
No caso do vídeo que utilizei para ilustrar o tema deste safety, o piloto estava operando o helicóptero normalmente com duas luzes indicando o mau funcionamento da aeronave acionados no painel de alarme. Os alarmes e o processo de tomada de decisão foram ignorados, o que acabou resultando no acidente e morte dos dois ocupantes a bordo, infelizmente.
Bons e seguros voos para vocês!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|