Olá, , bom dia!
A perda de eficácia do rotor de cauda (LTE) é uma característica aerodinâmica crítica de voo de baixa velocidade, que pode resultar em uma taxa de guinada rápida não comandada, que não diminui por conta própria e, se não for corrigida, pode resultar na perda de controle da aeronave.
O LTE não está relacionado a mau funcionamento de equipamento ou manutenção e pode ocorrer em todos os helicópteros de rotor único com rotores anti-torque.
O rotor de cauda não para, torna-se ineficiente e não consegue produzir impulso suficiente para interromper a taxa de guinada. Embora outros fatores possam influenciar o LTE, este fenômeno é geralmente causado pelos efeitos de certos azimutes (direção) do vento em velocidades inferiores a 30 nós ou pelo desenvolvimento de taxas de guinada excessivas.
As demandas de empuxo do rotor de cauda aumentam com o aumento do peso bruto e da altitude de densidade. Em altitudes de alta densidade, a capacidade de se efetuar um voo pairado controlado pode ser limitada pela margem de empuxo do rotor de cauda e não necessariamente pela potência disponível.
Como devo fazer para evitar a L.T.E?
1- Inclua a velocidade e a direção do vento em seu planejamento pré-voo, pois isso pode afetar muito a suscetibilidade do seu helicóptero ao LTE.
2-Conheça as limitações de desempenho do seu helicóptero, conforme descrito pelo fabricante e cumpra essas limitações.
3-Esteja ciente das características de controle de voo do seu helicóptero, particularmente das forças do pedal do rotor de cauda, para que você possa reconhecer e resolver rapidamente o início de uma guinada imprevista.
4- Realize uma avaliação criteriosa do seu planejamento pré-voo, com atenção especial ao peso bruto máximo permitido do helicóptero.
5- Evite aproximações com vento de cauda e com vento cruzado.
Planejamento te mantém voando!
Bons e seguros voos!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|