Olá, , bom dia!
O que aconteceu aqui?
Claro que ainda não sabemos, mas, aproveitando o gancho deste vídeo, eu gostaria de te propor um tema, já que, logicamente, para sabermos exatamente o que aconteceu com este helicóptero teremos que aguardar a conclusão das investigações por parte das autoridades competentes.
Então, vamos lá.
Durante os meus mais de 26 anos voando helicópteros tomei conhecimento, assisti a vídeos e li sobre acidentes onde, aparentemente, os pilotos só acreditaram realmente que se tratava de uma falha, quando já não havia chances para um pouso seguro ou as mesmas eram mínimas.
Há situações em que o piloto lê os parâmetros, toma conhecimento de que algo não está dentro do normal, sente mudanças nas características de voo da aeronave e, ainda assim, acredita que se trata de uma indicação falsa ou se convence de que a sua própria percepção com relação ao voo está equivocada.
A partir deste ponto o piloto passa a ignorar procedimentos de emergência, toma decisões equivocadas, acredita piamente que conseguirá conduzir a sua aeronave para um local além do ponto onde seria possível efetuar um pouso de emergência com algum controle, e a partir daí, as condições para um acidente tornam-se irreversíveis.
Eu perdi, há muitos anos, um amigo e colega de profissão que, mesmo sendo experiente, após perceber que havia perdido a eficiência do rotor de cauda do helicóptero que voava decidiu, por alguma razão, reduzir a velocidade da aeronave que, por consequência da falha, passou a perder a condição de voar e passou a girar no seu próprio eixo, vindo a colidir com o solo de forma violenta.
Então, aqui vai uma dica: acredite nos seus instintos como piloto, acredite nas indicações dos seus instrumentos, acredite nos seus ouvidos, ruídos anormais podem ser indícios de que algo não vai bem.
E, por fim, esteja sempre treinado para uma emergência e, se alguma falha vier a ocorrer, siga exatamente o que o checklist de emergências da sua aeronave preconiza.
Não inventar vai te manter voando.
Bons e seguros voos para você!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|