Boletim Eletrônico - Número 43, 10 de Agosto de 2018

Atuação de Simone Tebet no Congresso é reconhecida em premiação

A senadora Simone Tebet estará em Brasília na próxima segunda-feira (13) para participar da entrega do Prêmio Congresso em Foco.

No ano passado, Simone ficou entre os parlamentares de maior destaque, sendo selecionada em duas categorias: pelos jornalistas e pelo júri especializado. Agora, ela concorre novamente ao prêmio de Melhor Senador do ano por sua atuação. Entre os critérios de seleção estão a presença nas sessões de votação, a participação nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e os compromissos no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

Este conceituado prêmio já está na 11ª edição e visa homenagear os parlamentares sérios, que fazem a “boa política”.

Simone Tebet iniciou o mandato de senadora em 2015 e logo adquiriu credibilidade diante da sociedade, dos colegas parlamentares e dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Ela exerce o cargo de líder do MDB no Senado desde abril de 2015. Também integra as principais comissões da Casa (a de Constituição e Justiça e a de Assuntos Econômicos). É pré-candidata ao governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Senado aprova proibição de cobrança por marcação antecipada de assento em avião

Por solicitação de Simone Tebet, o presidente do Senado colocou em votação o projeto que proíbe Cias Aéreas de cobrarem para marcar o assento. A cobrança varia de R$ 10 a R$ 25 e começou a ocorrer em fevereiro. O projeto foi aprovado e segue para a Câmara dos Deputados.

Violência contra a Mulher

Na semana de comemoração dos 12 anos da Lei Maria da Penha, Simone Tebet  comentou os avanços na legislação relativa ao combate à violência contra a mulher. Desde que chegou ao Senado, ela atuou para transformar em lei normas como o feminicídio, a criminalização do estupro coletivo, o crime de importunação sexual, entre outros. Ela também presidiu a Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

“A legislação está aí, falta mudar a mentalidade porque em mulher não se bate nem com uma flor”

Senado aprova projeto que garante atendimento pelo SUS a moradores de rua

Simone Tebet relatou em plenário o projeto que garante o direito a atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas em situação de vulnerabilidade social que não tenham como comprovar residência. O texto também determina a elaboração de uma identidade visual específica para todas as ações vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Facebook Twitter Youtube Instagram