Não consegue visualizar? Clique aqui

Olá, , bom dia!

Uma certeza, os acidentes sempre se repetem!

Proponho um exercício, faça periodicamente a leitura dos relatórios de investigação de acidentes aeronáuticos.

Leia com atenção especial os fatores contribuintes: os cenários. Procure se imaginar na mesma posição daquele colega em todas as fases que acabaram por culminar no infeliz acidente.

Leio com frequência estes relatórios e apesar de serem invariavelmente relatos sobre tristes eventos, são uma perturbadora e inquietante repetição dos mesmos erros!

Em pelo menos 95% dos relatórios finais do CENIPA (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutica), que já tive a oportunidade de ler, concluí que todos poderiam ter sido evitados!

Como?

Em todas as situações críticas existia a dúvida!

Uma aproximação desestabilizada em que não houve arremetida, uma condição meteorológica desfavorável, que deveria ter sido o suficiente para o cancelamento do voo, uma "tentativa" de se obter condições visuais onde o relevo e a cobertura de nuvens não permitia uma decolagem com excesso de peso que não deveria ter ocorrido, enfim... Falha nas tomadas de decisão.

O primeiro sinal de que algo não está certo é o seu desconforto, se se sentir desconfortável em qualquer fase do voo ou mesmo antes de decolar, saia da situação imediatamente ou não decole.

A aviação é 100% segura, mas depende do seu bom senso.

Fly safe ! 

Cmte Thales Pereira

#safetyabraphe #safetytip

Tem mais Safety Tips em nosso canal no YouTube, confira:
Acompanhe a ABRAPHE nas redes sociais
Empresas que priorizam Segurança de Voo estão na ABRAPHE, conheça-as de perto, clicando aqui
ABRAPHE

Av. Olavo Fontoura, 1078 - Setor C, Lote 7 - Hangar GoAir, São Paulo/SP
Brazil

facebook instagram linkedin youtube whatsapp
11 2221261/ 1348 - 11 94930-4623
abraphe@abraphe.org.br

Você recebe este e-mail porque é um associado ativo da ABRAPHE e está conosco neste movimento em prol da prevenção de acidentes e da Segurança de Voo. #juntospodemosmais.

Descadastrar