As últimas atualizações da manhã pela Upside Investor.

Day Triggers

Ações e Informações para você investir

A Cara da Manhã

Economia Internacional

Escrito por:

Gabriel Cavaretto, Ricardo Walendorff e Shin Lai

Importante lembrar aos investidores que os mercados são voláteis e que nem sempre se movimentam conforme os fundamentos econômicos

Ásia

Feriado na China e no Japão.

 

Europa

Neste início de semana, tivemos a divulgação da Expectativa de Negócios, a Avalição da Situação Atual e o Índice lfo de Clima de Negócios, todos na Alemanha. O primeiro veio em 101,0 (expectativa de 100,2); o segundo 106,4 (expectativa de 106,1); e o Clima de Negócios mostrou-se também melhor que o esperado, em 103,7 (expectativa de 103,2). Todos os resultados vieram acima das expectativas, apesar de demonstrarem piora na comparação mensal.

No R. Unido também tivemos divulgações relevantes, com o Índice CBI de Tendências Industriais (set), ligado principalmente com a área de encomendas industriais, que apresentou forte retração para -1 (expectativa de cair para 5). Também foi divulgado o relatório de Estabilidade Financeira do BoE (Banco Centra inglês).

Para finalizar o dia europeu, as 10 horas teremos o discurso do presidente do BCE (Banco Central Europeu).

 

Considerando os feriados nas duas principais economias asiáticas e alguns dos resultados de cima, mercado europeu abriu o dia em baixa generalizada, com maiores quedas de Frankfurt e Paris, com -0,39% e -0,24%, respectivamente.

Economia nos EUA

Destaque apenas para o Índice de Atividade das Empresas (Fed Dallas/Set), com expectativa de melhora para 31,0, as 11:30.

Futuros operavam em baixa as 7:45h de hoje, com Nasdaq -0,37%, Dow Jones -0,11% e S&P -0,14%.

 Treasuries e VIX nos EUA – 7:45

Treasuries operavam em baixa, com +0,31% para 2 anos, e +0,44% para 10 anos (3,081). Enquanto isso, o Vix futuro estava em -1,53% e CBOE vix em +5,99%.

Pela movimentação negativa dos futuros, positiva dos yield, enquanto os indicadores volatilidade (vix) operavam dúbios, cenário de abertura da bolsa norte-americana é bem confuso, com nenhuma dominância clara de cenário.

Economia Nacional

 

Economia nacional

Semana passada mostrou melhor definição dos fatos que vinham se arrastando a semanas. Tivemos enfim a aplicação das taxas de importação dos EUA sobre produtos chineses, que acabaram animando o mercado por serem 10% e subirem para 25% até o final do ano. A China respondeu aplicando taxas sobre produtos importados dos EUA e aproveitou para informar que começará a estimular mais seus setores produtivos para reduzir a dependência externa, além de se preparar para conseguir outros parceiros exportadores.

A definição do cenário externo e altas de setores exportadores de commodities para a China (destaque para minério e aço), juntamente com uma melhor definição interna dos possíveis candidatos que irão para o segundo turno (Bolsonaro e Haddad), ajudaram a bolsa a bolsa brasileira fechar com ganhos de +5,32%, além de proporcionarem a queda do dólar em -3,03% na semana.

--

No início da manhã, foi divulgado o Índice de Evolução de Emprego do CAGED (ago), indicando boa recuperação, saindo de 47 mil no mês anterior para 110 mil no mês de agosto, sendo o terceiro saldo positivo seguida.

As 8 horas, tivemos a divulgação da Confiança do Consumidor – FGV, que caiu novamente, como no último levantamento, atingindo 82,1 (anterior 83,8). Ainda pela manhã, teremos o Boletim Focus (8:30), trazendo as novas expectativas para a economia nacional adaptando os acontecimentos recentes.

As 10:30 teremos a Nota à imprensa S. Externo, com Transações Correntes (expectativa de -1,2 bilhões) e IDE (investimentos diretos estrangeiro), que apresentou resultado anterior em 3,9 bilhões (abaixo do esperado).

Finalizando os resultados do dia, será divulgada por volta das 15h, a Balança Comercial nacional, trazendo as variações de importação e exportação.

Política Nacional

Política nacional

Neste fim de semana, Paulo Guedes visitou Bolsonaro no hospital para conseguir acalmar os ânimos do noticiário após a polêmica gerada em torno da suposta proposta pela volta de uma espécie de CPMF. Novamente via Twitter Bolsonaro informou que as propostas são de cortar ministérios, privatizar grandes empresas e outros pontos mais “liberais”.

Para hoje, espera-se a divulgação da nova pesquisa de intenções de voto da Ibope, começando a captar os resultados das últimas campanhas, dando também uma boa perspectiva de quem vai para o segundo turno.

Recomendações Diárias Fundamentalistas

 

Recomendações fundamentalista

DJ Commodities em +0,22% as 7:45

Petróleo: no domingo, Opep e Rússia descartaram aumentar imediatamente a produção de petróleo bruto, rejeitando assim os “requerimentos públicos” de Trump para uma maior produção para os preços pararem de aumentar tão fortemente.

Com a notícia de cima, acreditamos que as ações devem absorver possível alta internacional, além de se desenvolverem de acordo com a dinâmica nacional.

Brent abriu em alta na bolsa de Londres.

Brent em +2,25% e WTI em +1,65% as 7:45 desta manhã.

Na Europa (7:20) temos BP em +0,93%, Shell +1,36% e Petrochina (bolsa fechada).

Viés de alta, com bons fundamentos externos e pares internacionais mais positivos (PETR4).

Minério: sem notícias para o setor, ações devem absorver movimentação internacional, juntamente com desempenho do dólar e do minério em si.

Minério de ferro não teve mudança de preço na China por causa do feriado.

Dólar estava +0,02% as 7:45, cotado a 4,05.

Na Europa, Anglo American com -0,77%, Rio Tinto em -0,48% e BHP em -0,93%, as 7:26.

Viés de baixa (correção), com pares internacionais negativos, após forte alta da semana passada. (VALE3/BRAP4).

Siderurgia: com notícia parado neste início de semana para o setor em geral, ações devem seguir movimentação geral da bolsa nacional e principalmente os pares internacionais.

Em Londres, ArcelorMittal em -0,09%, somando o gap negativo, chega a -1,87% (7:29). Pares na Ásia não foram negociados, em virtude dos feriados.

Viés baixa moderada, com movimento negativa de par inglês e possibilidade de alguma correção (GGBR4/CSNA3/USIM5).

Paper e Pulp: sem novas notícias e resultados para o setor, ações devem seguir movimentação internacional (fraca hoje) e as expectativas para o dólar e as empresas em si.

Dólar estava +0,02% as 7:45, cotado a 4,05.

Pulp & Paper Index Price não foi negociado

Par asiático Oji Paper não foi negociado, enquanto o par europeu Stora Enso estava em +0,43% as 7:32.

Viés de baixa moderada, pois não foi identificado nenhum fator para estimular as altas dos preços, a menos que o dólar suba fortemente no dia de hoje (SUZB3/FIBR3/KLBN11).

Bancos: sem novidades relevantes para o setor, ações devem seguir tendência da bolsa nacional.

Viés alta, com possibilidade de continuar alta de sexta-feira (BBAS3/ITUB4/BBDC4).

Extra 1: GFSA3 – O Grupo GWI aumentou sua participação no capital votante da construtora Gafisa, passando de 30,2% para 37,32%, tornando-se assim o maior acionista individual da Gafisa, e segundo informações, prepara-se para propor mudanças na gestão da companhia na assembleia marcada para a próxima terça-feira.

A empresa vem lutando para superar a crise do setor de construção e segundo analistas, já vinha conseguindo apresentar medidas que criam valor para a empresa. Com novas dúvidas para a direção da empresa, acreditamos em um cenário de baixa.

O calendário segue a divulgação da Bmf Bovespa, podendo as empresas divulgar seus dados com antecedência

Interaja conosco: opiniões, comentários, sugestões, sempre são bem vindos!

Email: global@upsideinvestor.com

Copyright by Upside Investor 2016.

Todos os direitos reservados.

Disclaimer

Este relatório foi preparado pela Upside Investor e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e/ou projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé.

Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Upside Investor.

(*) Conforme o artigo 16, parágrafo único, da ICVM 483, declaro ser inteiramente responsável pelas informações e afirmações contidas neste relatório de análise. Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento), nos termos do art. 17 da ICVM 483. O(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvido(s) na elaboração deste relatório Ricardo Walendorff declara(m) que as recomendações contidas neste refletem  exclusivamente sua(s) opinião(ões) pessoal(is) sobre as companhias citadas e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma

Upside Investor

Email:

upside@upsideinvestor.com

Website:

www.upsideinvestor.com

Rua Dona Antônia de Queirós, 549/2

Tel: (11)-4117-2998

Você recebeu este email porque você assinou nossa newsletter, visitou nosso site ou adquiriu nossos relatórios.

Descadastrar