Olá, , bom dia!
O vídeo que ilustra esse Safety de número 207 refere-se a um acidente ocorrido em 28 de agosto de 2023, com um helicóptero que pertencia ao Broward County Fire Rescue na Florida.”
Segundo informações obtidas do relatório preliminar emitido pelo NTSB, em setembro do mesmo ano, durante uma entrevista com investigadores do NTSB, o piloto disse que o helicóptero foi enviado para transportar um paciente do local de um incidente automobilístico.
Durante a subida inicial, a oeste do Pompano Beach Airpark, o piloto ouviu um “estrondo” na parte traseira da aeronave, a uma altitude entre 300 pés e 400 pés, disse o NTSB.
O piloto percebeu que a temperatura de saída da turbina (TOT) estava aumentando no motor nº 1. Colocou a manete de potência do motor nº 1 em marcha lenta, declarou emergência ao controle de tráfego aéreo e inverteu a direção para retornar ao aeroporto.
Examinou o painel de instrumentos da cabine e percebeu que o botão de disparo do motor nº 1 estava iluminado, apertou o botão para ativar o sistema de supressão de incêndio, mas o TOT continuou a subir, afirma o relatório do NTSB.
O piloto ouviu um segundo estrondo e não conseguiu controlar a aeronave. A aeronave ficou fora de controle e caiu.
O vídeo de uma testemunha mostrou um incêndio durante o voo perto do sistema de escapamento do motor e do ponto de fixação da cauda, disseram os investigadores.
A cauda do helicóptero separou-se parcialmente durante o voo e o helicóptero desceu em rotação para a direita. Os destroços pousaram no lado esquerdo, voltados para o sul, através da cobertura do prédio de um andar.
Mas então, qual poderia ter sido a ação do piloto para que houvesse um desfecho mais favorável para todos?
No manual de voo do helicóptero em questão, um EC 135, consta que em casos de fogo no motor deve-se ser estabelecida a condição para voo mono motor, seguido da redução do motor afetado para marcha lenta e disparo da garrafa para a extinção do fogo. Logo após, monitorar os parâmetros de temperatura do motor para verificar se o fogo de fato foi extinto e seguir para o pouso ASSIM QUE POSSIVEL.
As terminologias aplicadas aos manuais de voo dos helicópteros vêm sendo aprimoradas e modificadas ao longo dos anos e, neste caso, onde temos o termo "POUSE ASSIM QUE POSSÍVEL", significa que o pouso deve ser realizado no primeiro local viável, ou seja, não dando a opção de que o voo seja prolongado para que este pouso seja realizado em um aeroporto, o que infelizmente foi a decisão do piloto em comando deste helicóptero.
Lembre-se sempre, conhecer a fundo o manual de voo do seu helicóptero vai te auxiliar e muito durante o seu processo de tomada de decisão, especialmente se essa decisão tiver que ser tomada durante uma emergência.
Bons e seguros voos para todos!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|