Atenção - Atualização importante relacionado a ruídos envolvendo voo panorâmico no RJ
A partir desta semana entra em vigor, no Rio de Janeiro, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre empresas e o Ministério Público para minimizar a questão do ruído e permitir a continuidade dos voos panorâmicos nas regiões de: Alto Joá, São Conrado, Alto da Boa Vista, Lagoa, Jardim Botânico, Botafogo, Cosme Velho, Laranjeiras, Humatai e Urca.
Assinaram nove empresas operadoras de voos panorâmicos no Rio de Janeiro, sendo elas: BE Faster Serviços Aereos LTDA; Bluesky Taxi Aereo LTDA; Falcon Taxi Aereo LTDA; Helinews Serviços de Aerocinematrografia e Aeroreportagem LTDA; Helirio Taxi Aereo LTDA; Helisul Taxi Aereo LTDA; Helivip Serviços em Aeronáutica LTDA; MR Top Fly Escola de Aviação Civil LTDA e Voos Rio Panorâmico e Serviços Aeronáuticos LTDA.
O objetivo principal é permitir a convivência harmônica entre a sociedade e as operações com helicópteros nas áreas residenciais por onde passam os voos panorâmicos com helicópteros na capital fluminense. Entre as medidas estabelecidas estão a manutenção de alturas mínimas de voo, distâncias específicas a serem respeitadas da orla e de monumentos, como o Cristo Redentor, além da obediência às rotas de voo predeterminadas. Inicialmente o TAC terá duração de um ano.
Dentre as obrigações, também se verifica a criação de uma associação que será autofiscalizatória, bem como uma série de treinamentos que serão desenvolvidos — alguns destes, em parceria com a ABRAPHE.
Fique atento e cumpra as regulamentações para que as operações sejam mantidas e as solicitações da comunidade, assim como do próprio Ministério Público, sejam atendidas.
Dúvidas e mais informações, contate nossa sede.
|