As últimas atualizações da manhã pela Upside Investor.

Day Triggers

Ações e Informações para você investir

A Cara da Manhã

Economia Internacional

 

Escrito por:

Gabriel Cavaretto, Ricardo Walendorff e Shin Lai

Importante lembrar aos investidores que os mercados são voláteis e que nem sempre se movimentam conforme os fundamentos econômicos

Ásia

Divulgado a prévia do PMI Industrial japonês de novembro, atingindo 51,8 (expectativa de melhora para 53,0). Também foi divulgado no Japão o Índice de Indicadores Antecedentes, que através de 12 indicadores, demonstra a saúde econômica, atingindo 104,3 (expectativa de manter a 103,9).

Pregões asiáticos fecharam o dia em mais de uma direção (dominância positiva), com Hong Kong em +1,73%, Xangai em -0,14% e Tóquio em +0,69%. Os fatores de influência não mudaram significativamente, sendo fatores internos os mais decisivos, juntamente com a alta da moeda japonesa, do petróleo, baixa relevante no setor de tecnologia na China e as expectativas para o encontro dos presidentes dos EUA e da China na sexta-feira.

Europa

No fim de semana, a questão do Brexit ganhou destaque, com a aprovação dos líderes de 27 países da UE, o acordo para a saída do R. Unido do bloco. Apesar da aprovação europeia, internamente Theresa May (primeira-ministra britânica) ainda deve enfrentar dificuldade de aprovação, com falta de maioria até mesmo dentro do seu partido.

--

Destaque de resultados apenas na Alemanha, com a Expectativa de Negócios, atingindo 98,7 (expectativa de piora para 99,2), a Avaliação da Situação Atual, com 105,4 (expectativa de piora para 105,3), e o Índice de Clima de Negócios, com 102,0 (expectativa de piora para 102,3).

No R. Unido, foi divulgado o número de Aprovações de Financiamento Imobiliário Bruto, sendo de 39,7 mil, superando as expectativas de 38,9 mil.

Ainda hoje, teremos discursos de membro do BCE, com maior destaque para o presidente Draghi as 11 horas.

Mercados europeus abriram o dia em alta generalizada, com Londres em +0,91%, Paris em +0,76% e de Frankfurt em +1,08%. Durante a produção deste relatório, todas as três principais bolsas europeias mostram ainda mais força de alta, indicando visão positiva sobre o Brexit e outros resultados internos.

Economia nos EUA

Destaque apenas para as expectativas para os eventos da semana, com o encontro dos líderes mundiais na cúpula do G20 na sexta-feira, enquanto na quarta-feira teremos a prévia do PIB trimestral e o discurso de Powell, presidente do Fed.

--

Futuros operavam majoritariamente em alta as 7:45h de hoje, com Nasdaq +1,74%, Dow Jones +1,15% e S&P +1,27%.

Treasuries e VIX nos EUA – 7:45

Treasuries operavam em alta, com +0,29% para 2 anos, e +0,28% para 10 anos (3,063). Enquanto isso, o Vix futuro estava em -2,73% e CBOE vix em -5,39%.

Pela movimentação positivo dos futuros e dos yield, enquanto os indicadores volatilidade (vix) operavam em baixa, cenário de abertura da bolsa norte-americana é otimista, com domínio para apreço ao risco

 

Economia Nacional

Na sexta-feira passada, o Ibovespa fechou com queda de -1,43%, refletindo poucas novidades de grande estímulos para a bolsa exterior mais tenso, com disputa comercial entre EUA e China (se arriscando de novo), Europa crescendo menos que o esperado e apreensão com o resultado do Brexit e do orçamento italiano. Durante a semana, também tivemos fatores internos influenciando negativamente, além da forte queda do petróleo internacional, fazendo com que o Ibovespa acumulasse baixa de -2,6% na semana.

Na outra ponta, a moeda norte-americana fechou a semana com alta de +2,19%, refletindo principalmente os fatores externos e saída de capital de países emergentes. Só na sexta-feira, a alta do dólar foi de +0,21%.

--

Também na sexta-feira, foi divulgado um relatório da Safra & Mercado sobre a soja, informando a expectativa de produção recorde de soja para a safra de 2018/19. Esperam-se 122,2 milhões de toneladas de soja para o ciclo vigente. Boa notícia para empresas de logística e de criação de animal, pelo aumento da necessidade de escoação e a criação de animais fica mais barata se cai a soja.

--

No início da manhã de hoje, tivemos a Confiança do Consumidor de novembro (FGV), que após se recuperar de três quedas consecutivas, subiu no mês passado para 86,1, e neste mês veio em 93,2, maior patamar desde dezembro de 2014.

Também teremos o Boletim Focus, as 8:30, trazendo as novas expectativas para a economia nacional adaptando os acontecimentos recentes.

Por volta das 12 horas, será divulgado a Receita Tributária Federal, que era esperado para semana passada, trazendo a expectativa de da segunda melhora consecutiva, para atingir o patamar de 127 bilhões

Política Nacional

Na sexta-feira, o empresário dono e fundador da Localiza, Sallim Mattar, aceitou o convite para assumir a Secretaria de Privatizações do próximo governo, sendo subordinado a Guedes e será responsável por políticas de desinvestimentos de empresas públicas, venda de participações e outros.

--

O Ministério da Saúde informou no domingo anterior que 96,6% das vagas do programa Mais Médicos já foram preenchidas, contando que as inscrições se encerram apenas 7 de dezembro. Esta resolução mais rápida reduz a pressão social para o próximo mandato de presidente, sendo agora Jair Bolsonaro. Sallim é membro do Instituto Millenium, que foi fundado por Guedes para promover ideias ligadas ao liberalismo econômico.

--

A estrutura de governo de Bolsonaro parece estar se consolidando, com a indicação de nomes para os ministérios como uma forma de garantir apoio parlamentar em seu governo. Parte dos 13 ministros já seguem a influência de quatro bancadas importantes no parlamento brasileiro: agricultura, segurança pública, evangélicos e da saúde

Recomendações Diárias Fundamentalistas

Recomendações fundamentalista

O primeiro pregão da semana aponta para uma alta de +0,86%. Esta alta no entanto, não deve se estender às empresas de commodities metálicas como Vale/Bradespar e Siderúrgicas como Gerdau/Usiminas/CSN, já que a cotação do minério na bolsa chinesa apresentou queda forte, além de queda nos índices futuros do aço chinês

A alta prevista para o Bovespa deve estar em empresas como Petrobrás e Bancos

O futuros americanos também apontam para forte alta ao redor de +1,3% (S&P 500) 

DJ Commodities em -0,18% as 7:45

Petróleo: destacamos a notícia de que a ANP vislumbra a possibilidade de antecipar o fim do programa de subsídio ao diesel na virada de novembro para dezembro, sendo respaldado pela forte queda dos preços dos combustíveis no exterior. Segundo o diretor-geral, o subsídio já foi praticamente zerado na maior parte do país.

Brent em +2,03% e WTI em +1,82% as 7:45 desta manhã.

Na Europa (7:35) temos BP em +1,64%, Shell em +1,46% e fechamento de Petrochina com -0,52%.

Viés de alta, esperando que as ações sigam a melhora externa do setor (PETR4).

Minério: destacamos a queda de quase 6% das ações de Vale e quase 5% das de Bradespar, em meio a desvalorização mais forte da commodity da última semana.

Minério de ferro fechou a 447,50 na China, com variação de -6%.

Dólar estava +0,29% as 7:45, cotado a R$ 3,83, após a semana passada fechar com leve aumento.

Na Europa (bolsa de Londres), Anglo American com +0,94%, Rio Tinto em -0,33% e BHP em +0%, as 7:36.

Viés de queda, com possibilidade de manter a queda de sexta-feira e dia de forte queda para os preços do minério na China (VALE3/BRAP4).

Siderurgia:

Em Londres, ArcelorMittal em +1,24% (7:37). Na Ásia, tivemos o fechamento de Nippon Steel com -0,36%, Hesteel -0,33% e Baoshan -2,39%.

Viés queda, seguindo a possibilidade de manter a queda de sexta-feira, vergalhão de aço em forte queda na Ásia e ações asiáticas em queda (GGBR4/CSNA3/USIM5).

Paper e Pulp:

Dólar estava +0,29% as 7:45, cotado a R$ 3,83, após a semana passada fechar com leve aumento.

Pulp & Paper Index Price fechou o dia com leve baixa de +2,08%, atingindo 568,09.

Dos principais pares, o japonês Oji Paper fechou em -2,19%, enquanto os pares europeus Stora Enso estava em +2,40% e UPM em +0,88%, as 7:39.

Para hoje, acreditamos no viés de alta moderada, pela alta do dólar no dia de hoje e no acumulado da semana passada, considerando que as ações ainda não refletem tal alta (SUZB3/FIBR3/KLBN11).

Bancos:

Viés de alta moderada, pela pouca mudança interna e movimento externo mais positivo para o dia de hoje, sendo destaque os futuros de NY indicando abertura em alta (BBAS3/ITUB4/BBDC4)

Eletropaulo (ELPL3) a empresa de energia optou por descontinuar a divulgação de projeções de produtividade, os ganhos de eficiência serão divulgados no EBITDA.

Banrisul (BRSR6) a empresa controlada pelo banco gaúcho, Banrisul Cartões assinou contrato de parceria com a  OPnGo, plataforma digital de pagamento de estacionamentos em shoppings centers. Viés de ligeira alta para ações

 

 

O calendário segue a divulgação da Bmf Bovespa, podendo as empresas divulgar seus dados com antecedência

Interaja conosco: opiniões, comentários, sugestões, sempre são bem vindos!

Email: global@upsideinvestor.com

Copyright by Upside Investor 2016.

Todos os direitos reservados.

Disclaimer

Este relatório foi preparado pela Upside Investor e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e/ou projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé.

Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Upside Investor.

(*) Conforme o artigo 16, parágrafo único, da ICVM 483, declaro ser inteiramente responsável pelas informações e afirmações contidas neste relatório de análise. Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento), nos termos do art. 17 da ICVM 483. O(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvido(s) na elaboração deste relatório Ricardo Walendorff declara(m) que as recomendações contidas neste refletem  exclusivamente sua(s) opinião(ões) pessoal(is) sobre as companhias citadas e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma

Upside Investor

Email:

upside@upsideinvestor.com

Website:

www.upsideinvestor.com

Rua Dona Antônia de Queirós, 549/2

Tel: (11)-4117-2998

Você recebeu este email porque você assinou nossa newsletter, visitou nosso site ou adquiriu nossos relatórios.

Descadastrar