Uma ampla variedade de actividades ocorreu no projecto Comunidades em Acção para Paz e Inclusão (CAPI) nos municípios rurais de Cubal, Ganda e Balombo, na província de Benguela.
No Dia Internacional da Criança, em 1º de junho, foram realizadas actividades recreativas como parte do projecto CAPI. 420 alunos das Escolas Primárias 28 de Agosto e Akarangolo em Casseque, município de Ganda, desfrutaram de diversão, jogos e prémios concedidos aos vencedores e participantes. O Chefe da Secção da Educação em Ciência e Tecnologia compareceu ao evento em nome do Director Municipal da Educação de Ganda, juntamente com membros da Administração Comunal de Casseque, o Coordenador de Campo do CAPI, o Director, Subdirector e professores da Escola Primária 28 de Agosto, o Coordenador Municipal do CAPI, autoridades tradicionais, líderes de programas, o Assistente de Monitoria & Avaliação do CAPI e membros da comunidade.
No dia 6 de Junho, mais de 30 estagiários reuniram-se na Escola de Magistério ADPP Benguela para uma sessão de refrescamento sobre o uso do Manual de Paz Escolar produzido pelo projecto CAPI. Já totalmente envolvidos em dar aulas e organizar acções dentro do projecto CAPI, os estagiários partilharam relatórios de suas actividades, mostraram o impacto do trabalho nas comunidades e deixaram claro a importância do programa escolar.
Enquanto isso, no dia 28 de Junho, o projecto CAPI organizou uma sessão de treinamento sobre gestão de conflitos e construção da paz sob o lema "A mudança começa comigo". O evento contou com a presença de 60 funcionários do Governo, focou em negociação, estilos de comunicação e mediação como estratégias de resolução de conflitos. A sessão interactiva visou melhorar os relacionamentos em ambientes profissionais, familiares e comunitários.
Realizada na Escola de Magistério ADPP Benguela, as sessões foram abertas pelo Doutor António Fernando, do Direcção Provincial da Educação, representando o Governador da província de Benguela.
|