As últimas atualizações da manhã pela Upside Investor.

Day Triggers

Ações e Informações para você investir

A Cara da Manhã

Economia Internacional

 

Escrito por:

Gabriel Cavaretto, Ricardo Walendorff e Shin Lai

Importante lembrar aos investidores que os mercados são voláteis e que nem sempre se movimentam conforme os fundamentos econômicos

Ásia

No início do dia no Japão, foi divulgado o Núcleo de Encomendas de Maquinário (ago), com mensal atingindo +6,8% (expectativa de -4%) e anual +12,6% (expetativa de +1,6%). Mostrando forte investimento japonês para o setor industrial ou correlato.

Mercados asiáticos fecharam majoritariamente positivos, mesmo que a alta tenha sido pequena. Bolsas Do Japão, China e Hong Kong fecharam em +0,08%, +0,18% e +0,08%, respectivamente, com ganhos para o setor de energia em geral.

 

Europa

Variação da Produção Industrial na França como destaque europeu, trazendo +0,3% (expectativa de +0,1%).

Dia mais movimentado para a produção R. Unido (ago), com a divulgação da variação da Produção do Setor da Construção, com anual +0,3% (expectativa de +1,4%) e mensal –0,7% (expectativa de -0,5%), a divulgação da Produção Industrial, com variação anual em +1,3% (expectativa de +1%) e mensal +0,2% (expectativa de +0,1%), e a divulgação da Produção Industrial sem setor público e não extrativos, com +1,3% no anual (expectativa de +1,1%) e -0,2% no mensal (expectativa de +0,1%).

Ainda na Europa, será publicado as 8:30 as atas da última reunião sobre a política monetária do BCE, que possibilita aos investidores fazer uma análise mais detalhada dos pensamentos daqueles que decidem os juros do bloco.

 

Economia nos EUA

As 09:30, teremos os números de Pedidos Iniciais e Contínuos por Seguro-Desemprego, com expectativas de aumento para ambos, esperando 206 mil para o primeiro e 1.660 mil para o segundo, ambos com expectativa de melhora.

Também as 9:30, teremos o IPC de setembro. Para o anual, espera-se +2,4% e no mensal +0,2%. No IPC-Núcleo, espera-se +2,3% para o anual e +0,2% para o mensal.

No meio da tarde, as 15h, teremos ainda a divulgação do Balanço Orçamentário Federal, com diversos resultados negativos seguidos e com o último surpreendendo ao atingir -215 bilhões de dólares.

 

Futuros operavam em baixa as 7:45h de hoje, com Nasdaq -0,34%, Dow Jones -0,35% e S&P -0,38%.

 

Treasuries e VIX nos EUA – 7:45

Treasuries operavam sem direção definida, com -0,14% para 2 anos, e +0,77% para 10 anos (3,252). Enquanto isso, o Vix futuro estava em +2,81%.

Pela movimentação negativa dos futuros, falta de direção dos yields, enquanto o indicador volatilidade (vix) operavam em forte alta, cenário de abertura da bolsa norte-americana é de queda

Economia Nacional

Ontem o diretor de Relações Internacionais do Banco Central informou que a política expansionista, principalmente através dos juros baixos, deverá ser mantida para estimular o crescimento econômico, mudando o viés apenas se houver uma piora do cenário estimado de inflação e/ou houver a deterioração do balanço de risco.

--

Para hoje, teremos resultados relevantes somente para as Vendas do Varejo (ago) as 9 horas. Na comparação mensal, espera-se +0,3%, enquanto na anual uma alta de +1,2%.

Política Nacional

Política nacional

Ontem foi divulgada a primeira pesquisa eleitoral após a definição do segundo turno. Bolsonaro com 49% das intenções de voto e Haddad com 36%. Bancos e Nulos somam 8% e indecisos 6%. Desta maneira, considerando apenas os votos válidos, Bolsonaro teria 58% dos votos e Haddad 42%.

O Datafolha também apurou o quanto a indicação dos partidos PDT e PSDB poderia influenciar seus eleitores. Para o primeiro partido, 63% se disseram indiferentes e 69% para o segundo. Destes dois partidos, apenas o PDT confirmou apoio a algum candidato (Haddad).

--

O momento de polarização e de muita discussão entre defensores dos dois candidatos de segundo turno da presidência levou grande parte dos partidos a se manter neutro, como aqueles informados ontem e dos anunciados hoje, como o Solidariedade. Também temos muitos partidos sem previsão de apoio algum.

--

Havia grande expectativa para o debate na rede Bandeirantes para esta semana, entretanto, os médicos de Jair Bolsonaro não o autorizaram a participação deste nem dos previstos para a semana que vem. A autorização pode vir a partir da próxima reavaliação, que deverá ocorrer na quinta-feira (18/10).

 

Recomendações Diárias Fundamentalistas

Recomendações fundamentalista

DJ Commodities em +0,53% as 7:45

Véspera de feriado deve retirar volume. Mercado não aceitou muito bem as falas do futuro presidente, de caráter pouco reformista, hoje deve continuar digerindo

Evitar ações estatais depois das falas do presidenciável Jair Bolsonaro mencionar que descarta uma privatização generalizada em seu governo Petrobras, Banco do Brasil (BBAS3), Banrisul  (BRSR6), Eletrobras (ELET6) .

Ações dolarizadas voltaram ao radar positivamente, principalmente de exportadoras como Suzano, e Vale

Recomendações fundamentalista

Petróleo: Estoque de Petróleo Bruto e Estoques de Petróleo em Cushing (11:30), com ambos trazendo resultados negativos na semana passada. Para esta semana acreditamos que seguirá a mesma movimentação do API, como é o padrão, então deverá trazer um aumento dos estoques, ou seja, impacto ruim para o setor (expectativa de alta de 5,082 milhões para o Estoque de Petróleo Bruto).

Brent em +0,87% e WTI em +0,69% as 7:45 desta manhã.

Na Europa (7:34) temos BP em +0,64%, Shell +0,73% e Petrochina +4,42%.

Viés de alta, pelo exterior (PETR4).

Minério: sem novidades relevantes para este setor e suas ações.

Minério de ferro fechou a 507,00 na China, com variação de +2,32%.

Dólar estava +0,00% as 7:45, cotado a R$ 3,78.

Na Europa, Anglo American com +1,82%, Rio Tinto em +0,9% e BHP em +0,99%, as 7:35.

Viés de alta, com possibilidade de seguirem o bom cenário externo e o dólar estabilizar internamente (VALE3/BRAP4).

Siderurgia: sem novidades relevantes para este setor e suas ações.

Em Londres, ArcelorMittal em +0,86% (7:38). Na Ásia tivemos o Nippon Steel com -0,79%, Hesteel 0,0% e Baoshan +0,14%.

Viés alta, com exterior positivo e interno também (GGBR4/CSNA3/USIM5).

Paper e Pulp: sem novidades relevantes para este setor e suas ações.

Dólar estava +0,00% as 7:45, cotado a R$ 3,78.

Pulp & Paper Index Price fechou o dia com leve baixa de -1,04%, atingindo 650,23.

Par japonês Oji Paper fechou em -0,24%, enquanto o par europeu Stora Enso estava em -0,76% as 7:40.

Ontem as ações fecharam em alta, viés de alta moderada. (SUZB3/FIBR3/KLBN11).

Bancos: sem novidades relevantes para este setor e suas ações.

Viés de baixa, pela possibilidade do mercado continuar absorvendo as declarações do futuro presidente (BBAS3/ITUB4/BBDC4).

 

O calendário segue a divulgação da Bmf Bovespa, podendo as empresas divulgar seus dados com antecedência

Interaja conosco: opiniões, comentários, sugestões, sempre são bem vindos!

Email: global@upsideinvestor.com

Copyright by Upside Investor 2016.

Todos os direitos reservados.

Disclaimer

Este relatório foi preparado pela Upside Investor e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e/ou projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé.

Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Upside Investor.

(*) Conforme o artigo 16, parágrafo único, da ICVM 483, declaro ser inteiramente responsável pelas informações e afirmações contidas neste relatório de análise. Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento), nos termos do art. 17 da ICVM 483. O(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvido(s) na elaboração deste relatório Ricardo Walendorff declara(m) que as recomendações contidas neste refletem  exclusivamente sua(s) opinião(ões) pessoal(is) sobre as companhias citadas e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma

Upside Investor

Email:

upside@upsideinvestor.com

Website:

www.upsideinvestor.com

Rua Dona Antônia de Queirós, 549/2

Tel: (11)-4117-2998

Você recebeu este email porque você assinou nossa newsletter, visitou nosso site ou adquiriu nossos relatórios.

Descadastrar