Newsletter #7 DPO Consulting

Bom dia   ,

Bem-vindo(a) à newsletter n.º 7 da DPO Consulting, o nosso meio informativo sobre o mundo da
Privacidade, Proteção de Dados e Segurança da Informação.

Coima de €1.24 milhões por falta de consentimento
  •  Nesta edição partilhamos a notícia da aplicação de mais uma coima recorde. Desta vez o montante ascende aos 1.24 milhões de euros e foi aplicado por uma autoridade de controlo alemã a uma empresa de seguros de saúde, pelo tratamento de dados para efeitos de comercialização direta, sem o devido consentimento dos seus titulares.
Consulte o artigo completo
Autoridade holandesa sanciona instituição de crédito por dificultar o exercício de direitos aos titulares
  • Ainda dentro do tema das sanções aplicadas por autoridades de controlo, partilhamos a notícia de uma sanção de 830 mil euros, aplicada pela autoridade de controlo holandesa a uma instituição de crédito que cobrava taxas aos titulares de dados, dissuadindo-os de exercer os seus direitos.
Consulte o artigo completo
Mercadona sob investigação da Autoridade Espanhola devido a câmaras de reconhecimento facial
  • A Mercadona procedeu à instalação de câmaras de reconhecimento facial em 40 das suas lojas de Maiorca, Saragoça e Valência. A medida tem merecido aceso debate em Espanha por parte de diversos profissionais da Proteção de Dados, na medida em que a empresa pretende com este sistema detetar pessoas com sentenças ou medidas cautelares de afastamento que se encontrem proibidas de entrar nas suas lojas. 

  • Numa altura em que a tecnologia de reconhecimento facial tem vindo a ser abandonada por grandes organizações (IBM e Amazon) precisamente pelos riscos que encerra, a decisão da Mercadona, cujos argumentos estão longe de convencer, mereceu agora da parte da AEPD- Autoridade Espanhola de Proteção de Dados uma investigação, em resultado das notícias que têm vindo a ser veiculadas e porque existem fundados receios de que a tecnologia implementada viole a Privacidade e as normas de Proteção de Dados, em particular estando em causa dados de natureza sensível que merecem reforçada proteção.
Consulte o artigo completo
Comissão Europeia prepara-se para eventual invalidação do Privacy Shield
  • Por fim, partilhamos a notícia de que a Comissão Europeia se prepara para a eventualidade de o Tribunal Europeu de Justiça vir a invalidar o acordo de transferência de dados entre EU-EUA, o Privacy Shield. No dia 16 de julho, o TJUE decidirá sobre a legitimidade das cláusulas contratuais gerais para a transferência internacional de dados fora do Espaço Económico Europeu, pelo que poderá também adotar uma posição sobre a validade do Privacy Shield.
Consulte o artigo completo

Partilhe, querendo, a newsletter da DPO Consulting.

Ficamos ao dispor e voltamos ao contacto na próxima newsletter, com mais novidades e informações de relevo.


Com os melhores cumprimentos,


Elsa Veloso
CEO da DPO Consulting

Siga-nos nas redes sociais:

DPO Consulting

Contacte-nos

A DPO Consulting tratará os seus dados pessoais,
nos termos da sua Política de Privacidade,
cuja leitura recomendamos.


Pretendo deixar de receber as newsletters DPO Consulting