As últimas atualizações da manhã pela Upside Investor.

Day Triggers

Ações e Informações para você investir

A Cara da Manhã

Economia Internacional

 

Escrito por:

Gabriel Cavaretto, Ricardo Walendorff e Shin Lai

Importante lembrar aos investidores que os mercados são voláteis e que nem sempre se movimentam conforme os fundamentos econômicos

Ásia

Neste início de semana, foi divulgado a Balança Comercial japonesa do mês de outubro. O saldo foi de -449 bilhões, bem pior que a expectativa de -70 bilhões, sendo justificado pela forte alta das importações (19,9%, enquanto se esperava apenas 14,5%) e subida mais fraca das exportações (8,2%, sendo a expectativa de 9%). A Balança Ajustada pelo menos veio acima do esperado, fechando em -0,3 trilhões (expectativa de -0,48 trilhões).

Mercados asiáticos fecharam no positivo nesta segunda-feira, mesmo com o discurso recente do vice-presidente dos EUA na Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), afirmando que o país não irá tirar as tarifas impostas contra a China, até o que país asiático mude sua política comercial, o que acabou por inviabilizar uma acordo na cúpula. Tóquio fechou em +0,65%, mesmo com dados ruins da Balança Comercial, Xangai em +0,91% e Hong Kong em +0,72%.

Europa

Em meio a pressão para que deixe o cargo de primeira-ministra, Theresa May, afirma que continuará para não afetar o andamento do Brexit. May vem sofrendo bastante com as diversas renúncias de ministros, inclusive alguns responsáveis pelo Brexit, juntamente com discordância de parte Partido Conservador, o qual ela pertence, pela forma com que está sendo conduzida a ruptura com a UE.

Mesmo com pressão contra May, mercados europeus começaram a semana seguindo a movimentação asiático, com as principais bolsas abrindo no positivo. Londres abriu em +0,38%, Paris em +0,31% e Frankfurt em +0,38%, e durante a produção deste relatório (7 horas), as três principais bolsas continuavam em alta, apesar da boa redução do patamar em Frankfurt e Paris.

Economia nos EUA

No último final de semana, o presidente Trump informou em uma entrevista que apesar de reconhecer o assassinato cruel do jornalista saudita Jamal Khashoggi, ainda tem intenções de manter a Arábia Saudita como aliada próxima no Oriente Médio, algo que já era esperado em meio a declarações “compreensivas e brandas” dos EUA, desde quando começaram a divulgar mais informações do ocorrido. Mesmo utilizando um tom mais leve, a A. Saudita já impôs sanções econômicas a 17 autoridades sauditas (suposto envolvimento no assassinato), mas sem visar o governo saudita, que é um grande fornecedor de petróleo para os EUA.

--

Dentre os resultados trimestrais, destaque de hoje para L. Brands e Urban Outfitters.

--

Futuros operavam majoritariamente em baixa as 7:45h de hoje, com Nasdaq +0,06%, Dow Jones -0,10% e S&P -0,12%.

Treasuries e VIX nos EUA – 7:45

Treasuries operavam em alta, com +0,45% para 2 anos, e +0,41% para 10 anos (3,087). Enquanto isso, o Vix futuro estava em -0,54% e CBOE vix em +3,91%.

Pela movimentação mais negativa dos futuros, positiva dos yield, enquanto os indicadores volatilidade (vix) operavam com dominância positiva, cenário de abertura da bolsa norte-americana é confuso, apesar de haver alguma dominância no viés negativo

 

Economia Nacional

Na sexta-feira passada, em meio a correção positiva da quinta-feira (feriado deixo a bolsa nacional fechada), melhor externa por causa da possiblidade de melhora da relação comercial entre China e EUA, outros fatores externos positivos, e bons olhos do mercado para os últimos nomes divulgados para a equipe de Bolsonaro para 2019, o Ibovespa subiu 2,96%, ajudando a fechar a semana com saldo de 3,36%. Um ponto importante das indicações de Bolsonaro foi o viés liberal sendo mantido, com Mansueto no Tesouro (mantido) e Campos Neto no Banco Central.

Na contramão da bolsa nacional, a cotação do dólar caiu -0,77% na sexta-feira, fechando o acumulado da semana em leve alta de +0,27%, sendo pouco negativo por causa de um início de semana mais “conturbado”

O IPC-S foi divulgado com alta de +0,28%, o que significa uma desaceleração, ante alta de +0,43%.

Política Nacional

Na sexta-feira passada, em meio a correção positiva da quinta-feira (feriado deixo a bolsa nacional fechada), melhor externa por causa da possiblidade de melhora da relação comercial entre China e EUA, outros fatores externos positivos, e bons olhos do mercado para os últimos nomes divulgados para a equipe de Bolsonaro para 2019, o Ibovespa subiu 2,96%, ajudando a fechar a semana com saldo de 3,36%. Um ponto importante das indicações de Bolsonaro foi o viés liberal sendo mantido, com Mansueto no Tesouro (mantido) e Campos Neto no Banco Central.

Na contramão da bolsa nacional, a cotação do dólar caiu -0,77% na sexta-feira, fechando o acumulado da semana em leve alta de +0,27%, sendo pouco negativo por causa de um início de semana mais “conturbado

Recomendações Diárias Fundamentalistas

Recomendações fundamentalista

O Ibovespa futuro sinaliza que teremos um pregão de ligeira queda -0,54%,  as commodities como petróleo operam em ligeira alta de +0,19% na cotação do WTI e de -0,30% no Brent

Entretanto, os Índices Futuros dos EUA queda suave de -0,30%.

DJ Commodities em +0,73% as 7:45

Petróleo: foi divulgado hoje uqe o economista Roberto Campos Castello Branco aceitou o convite de presidir a Petrobras, segundo Paulo Guedes, substituindo assim Ivan Monteiro que era cotado para se manter no cargo mesmo com a mudança de governo. Roberto Campos já foi diretor do Banco Central e da Vale.

Brent em +0,40% e WTI em +0,62% as 7:45 desta manhã.

Na Europa (7:23) temos BP em +0%, Shell em -0,05% e fechamento de Petrochina com +0,64%.

Viés de alta moderada, com possibilidades seguir a alta do petróleo e continuar a movimentação do fechamento da semana passada (PETR4).

Minério: O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que a Vale deverá pagar uma indenização às comunidades indígenas por supostos danos ambientais e à saúde no Pará, pelas atividades de mineração da unidade Onça Puma, mesmo com laudos de peritos demonstrando que não teria tal efeito danoso. A mineradora vai recorrer aos Tribunais Superiores.

Minério de ferro fechou a 527,50 na China, com variação de +1,6%.

Dólar estava +0,05% as 7:45, cotado a R$ 3,74, após a semana passada fechar com leve aumento.

Na Europa (bolsa de Londres), Anglo American com +0,94%, Rio Tinto em +0,17% e BHP em +0,97%, as 7:24.

Viés de alta moderada, com setor externo do minério positivo, igualmente dos mercados asiáticos. A decisão do TRF não deve impactar no andamento das ações (VALE3/BRAP4).

Siderurgia:

Em Londres, ArcelorMittal em +1,16% (7:25). Na Ásia, tivemos o fechamento de Nippon Steel com -1,14%, Hesteel +3,17% e Baoshan +0,13%.

Viés alta, pela dominância positiva do setor e possibilidade de continuar a alta de sexta (GGBR4/CSNA3/USIM5).

Paper e Pulp:

Dólar estava +0,05% as 7:45, cotado a R$ 3,74, após a semana passada fechar com leve aumento.

Pulp & Paper Index Price fechou o dia com leve baixa de -1,14%, atingindo 555,39.

Dos principais pares, o japonês Oji Paper fechou em -2,19%, enquanto os pares europeus Stora Enso estava em +0,81% e UPM em 1,11%, as 7:27.

Para hoje, acreditamos no viés de alta moderada, pela alta do dólar nesta manhã e setor externo mais positivo (SUZB3/FIBR3/KLBN11).

Bancos:

Viés de alta moderada, pela pouca mudança interna e andamento pouco definido das bolsas de NY (BBAS3/ITUB4/BBDC4).

IMC (MEAL3) recebeu uma oferta de compra de 40% da empresa pela Sapore. O objetivo é realizar uma união para as duas empresas. Isto é um gatilho positivo para as ações. Viés de alta

 

O calendário segue a divulgação da Bmf Bovespa, podendo as empresas divulgar seus dados com antecedência

Interaja conosco: opiniões, comentários, sugestões, sempre são bem vindos!

Email: global@upsideinvestor.com

Copyright by Upside Investor 2016.

Todos os direitos reservados.

Disclaimer

Este relatório foi preparado pela Upside Investor e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e/ou projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé.

Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Upside Investor.

(*) Conforme o artigo 16, parágrafo único, da ICVM 483, declaro ser inteiramente responsável pelas informações e afirmações contidas neste relatório de análise. Declaração do(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento), nos termos do art. 17 da ICVM 483. O(s) analista(s) de valores mobiliários (de investimento) envolvido(s) na elaboração deste relatório Ricardo Walendorff declara(m) que as recomendações contidas neste refletem  exclusivamente sua(s) opinião(ões) pessoal(is) sobre as companhias citadas e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma

Upside Investor

Email:

upside@upsideinvestor.com

Website:

www.upsideinvestor.com

Rua Dona Antônia de Queirós, 549/2

Tel: (11)-4117-2998

Você recebeu este email porque você assinou nossa newsletter, visitou nosso site ou adquiriu nossos relatórios.

Descadastrar