Olá, , bom dia!
A Ressonância com o solo trata-se de uma instabilidade destrutiva que ocorre somente quando um helicóptero está no solo. É causada pela ressonância entre uma oscilação no rotor principal e uma oscilação do helicóptero em seu trem de pouso, normalmente em um helicóptero com manutenção precária e, portanto, malconservado.
Neste safety briefing, vou te explicar as causas da ressonância do solo.
Então, o que causa essa ressonância destrutiva?
A ressonância com o solo começa com um helicóptero balançando em seu trem de pouso que pode ser iniciado, por exemplo, após o pouso em uma superfície muito desnivelada. Esse fenômeno é mais provável de ocorrer em um trem de pouso com rodas e suspensão, particularmente, um que não é bem conservado, com amortecimento ou pressão de pneus insuficientes. Esse "desbalanceamento" faz com que a cabeça do rotor principal se mova efetivamente para frente e para trás. À medida que a cabeça do rotor "acelera" em uma direção, as forças inerciais empurram as pás do rotor principal para "agrupar" na direção oposta.
Se a frequência do balanço da fuselagem no trem de pouso coincidir com a frequência natural desse movimento da lâmina, as duas oscilações podem se alimentar e crescer até a extensão vista no vídeo acima.
Como proceder:
Se a RPM do rotor principal estiver próxima o suficiente da faixa operacional, o piloto pode decolar para interromper a ressonância com o solo.
"Fora do solo, não haverá ressonância com o solo", faz sentido, não é?
Porém, se a RPM do rotor principal estiver abaixo da faixa operacional, a decolagem não será viável, então, o procedimento será o corte imediato do motor e aplicação do freio rotor com o objetivo de reduzir o desbalanceamento provocado.
Em resumo, como evitar a ressonância com o solo? Manutenção preventiva correta.
Bons e seguros pousos para você!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|