Caro(a) Professor(a),
Tudo preparado para o 1ºWEBINAR DESAFIOS D’ARTE 2024/2025 que, como sabe, se realiza no dia 4 dezembro, entre as 17h00 / 19h00.
Com o tema “LINGUAGENS E PROCESSOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA: TESTEMUNHO DO TRABALHO DA ARTISTA”, neste Webinar a artista Inês Moura* pretende partilhar alguns exemplos práticos de como a sua produção artística é modeladora e indissociável da sua ação pedagógica, tanto na forma como organiza as suas aulas de forma laboratorial, como na própria forma curatorial como apresenta os materiais e dinâmicas em sala de aula.
Para além dos exemplos práticos a serem apresentados a artista irá ainda partilhar quatro estratégias de estruturas de aula que desenvolveu em parceria com a pesquisadora, especialista em técnicas de diferenciação e motivação em sala de aula, Rhonda Bondie - da Harvard Graduate School of Education, Estados Unidos.
Já se inscreveu no webinar? Caso ainda não o tenha feito, ainda vai a tempo e pode fazê-lo CLICANDO AQUI
(Caso tenha dificuldade com o link acima, acesso alternativo:https://forms.gle/oVhtNN57bxAVpE4v7)
Contamos consigo, os melhores cumprimentos.
________________________________
(*) Inês Moura (Coimbra, 1984) é artista, investigadora e professora. Licenciada em Pintura-Belas Artes (FBAUL – 2009) e Mestre em Artes e Processos Artísticos (IA-UNESP – 2013).
Após quase 12 anos a residir em São Paulo regressa a Portugal em novembro de 2020. Após o término do seu mestrado, começa a sua carreira como docente em escolas internacionais: primeiro no St. Paul's School (2014-2018) e depois na Avenues São Paulo - The World School (2018 - 2021), onde esteve responsável pelas disciplinas de Artes e Design Thinking, aliando às artes à aprendizagem por projetos e metodologias processuais de criação. Entre algumas das formações que frequentou, destacam-se: "Educating Global Citizens" (2019) e "Thinking and Learning in the Maker-Centered Classroom" (2017) ambos pela Harvard | Graduate School of Education; “A importância da documentação nos processos de ensino” (2020) Centro Loris Malaguzzi | Reggio Emilia Center; "Motivational Factors of Students Learning / Differentiated Instruction Made Practical"- com - Rhonda Bondie - Project Zero - Harvard Graduate School of Education.
Hoje reside em Coimbra e divide o seu tempo entre a sua prática artística e o Semente Atelier, uma associação de cariz cultural e educacional da qual é directora. Faz parte do corpo docente do IPCI - Instituto de Produção Cultural & Imagem no Porto. Desde 2009, ano em que recebeu o prémio BES Revelação, que participa em exposições nacionais e internacionais. O seu trabalho está presente em coleções privadas e públicas. De entre as participações principais, destacam-se as últimas duas exposições individuais que realizou em Coimbra: ENTRE MANHÃS (2024) – Casa Museu Bissaya Barreto; INTERSTÍCIO (2023) – CAV – Centro de Artes Visuais; a residência artística, exposição e performance SOM E GESTO EM SÍNTESE DO EXISTIR (2023) em co-autoria com Lilian Walker e Rita Maria- Centro Cultural Penedo da Saudade; o site specific e performance CIRANDA (2023) em co-autoria com Luísa Bebiano, Nuno Maia e design de som de Henrique Vilão – Antiga Manutenção Militar , para a exposição “O Sal que não Salga” do coletivo Pescada Nº5 e ZOOM IN ZOOM OUT – DIÁLOGOS DAS IMAGENS COM O REAL | MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, LISBOA.
|