Olá, , bom dia!
Mantenha uma margem segura em relação aos obstáculos!
Todos estão cientes de que em um helicóptero todos os componentes estão em constante movimento para garantir o voo.
Com um ou dois motores operando em torno de 50.000 rotações por minuto, um eixo conecta o motor à transmissão principal, reduzindo a rotação para aproximadamente 400 a 500 rotações por minuto para o rotor principal. Além disso, o mesmo eixo conecta o motor à caixa de transmissão da cauda, diminuindo a rotação para cerca de 2.000 rotações por minuto para o rotor de cauda. Esses elementos devem trabalhar em sincronia para garantir o funcionamento adequado da aeronave. No entanto, se houver qualquer colisão do rotor principal ou do rotor de cauda com um obstáculo, essa harmonia é interrompida, resultando em danos significativos. Por essa razão, é essencial manter uma distância segura de obstáculos e não se aproximar demais.
Uma ótima sugestão para prevenir esse tipo de incidente, principalmente ao planejar operações em locais desconhecidos, é realizar uma manobra conhecida como "360".
Realize uma passagem aérea sobre a área designada para o pouso, identifique possíveis obstáculos, determine a melhor rota de aproximação e uma trajetória segura em caso de arremetida. Se houver dúvidas quanto à segurança do pouso, ou em relação à distância dos obstáculos identificados, é preferível não pousar.
É melhor ter que justificar a recusa do pouso do que ter que explicar as razões de um acidente.
Tenha voos tranquilos e seguros!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|