view_in_browser
2020: o ano da enfermagem

Na área da saúde, profissão foi a que mais concentrou vagas abertas até julho

por MARCELO SOARES

No Brasil inteiro, nos primeiros sete meses de 2020, quase 22 mil vagas formais para enfermeiros e 47 mil vagas de técnicos de enfermagem foram abertas, segundo dados oficiais do Caged. Cruzando no Google News as palavras "contratação" e "enfermeiros", aparece a urgência dessas contratações.

Observando apenas os dados de emprego formal, nenhuma outra profissão da área da saúde teve tanto movimento - e, vamos combinar, nenhuma outra área teve tanta demanda neste ano.

Segundo o estudo "Fotografia da Enfermagem no Brasil", publicado na semana passada pela Organização Mundial de Saúde, os enfermeiros são 70% dos profissionais da saúde no país. Ou, melhor dizendo, AS enfermeiras: as mulheres são 87% dos profissionais.

A região Norte, onde a Covid pegou mais pesado, tinha escassez de profissionais da área. Contratou bastante, mas ainda assim a abertura de novas vagas ficou proporcionalmente abaixo da distribuição da população. 

É lógico que essa proeminência tem outro lado também: quase um a cada quatro profissionais da saúde infectados pela Covid nas Américas era um profissional da enfermagem atuante na linha de frente no Brasil.

Segundo a OPAS/OMS, 570 mil profissionais de saúde foram infectados pela Covid nas Américas. Deles, quase metade (268.954) estavam no Brasil. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem tiveram 131.382 casos de Covid. 

Dentre os casos graves com internação identificados pela profissão, morreram 82 técnicos e auxiliares de enfermagem, 48 médicos e 35 enfermeiros. Os microdados de SRAG, porém, não registram a profissão para todos os pacientes - esta é uma das suas maiores limitações.

PRECISA VER ESTES DADOS POR OUTRO ÂNGULO?

Todos os dados utilizados na newsletter Lagom Insights partem de bancos de dados muito detalhados mantidos pela Lagom Data. Caso você ou sua empresa considerem útil algum outro tipo de recorte, seja regional ou por ocupação, solicite uma cotação. Podemos preparar análises com infográficos estáticos ou interativos prontos para publicação.

Se você precisa de dados detalhados da Covid no Brasil, considere fazer uma assinatura do Lagom Covid. Com ele, você tem acesso à Máquina do Tempo, que mostra o histórico de casos e mortes por município, filtrável por vários critérios.

CURSO
Venha ter aulas comigo!

Cada vez mais, dar o seu recado usando dados é parte do dia-a-dia de todas as profissões. Neste curso de quatro sábados, que ofereço no Mackenzie em outubro, vou dividir com os participantes algumas coisas que aprendi em duas décadas sobre obtenção, análise e visualização de dados.

Não importa sua área de atuação; como o curso será online e ao vivo, você também pode estar em qualquer parte do mundo. Quanto mais diversidade de experiências e lugares, melhor. A universidade oferece certificado ao final.

Conheça e inscreva-se
Defrag mental
O que estamos lendo, assistindo e ouvindo
"Bullshit Jobs" (David Graeber)

O antropólogo David Graeber morreu no último dia 2, aos 59 anos. Lembra quando se falava em "nós somos os 99%"? A frase era dele. Ele deixa uma obra importante sobre o lado humano da economia, ainda pouco traduzida no Brasil. Seu "Dívida - os primeiros 5.000 anos" saiu aqui, mas está fora de catálogo. Em "Bullshit Jobs", ele analisa por que existem tantos trampos inúteis (cujos ocupantes sabem disso) e o que elas têm a ver com a desigualdade. Quem se beneficia, segundo ele, é o setor financeiro.

"O Fórum" (Google Play)

Neste documentário, o Fórum Econômico Mundial abre as portas para um registro oficial dos seus bastidores. Há meio século, a nata do poder global se reúne anualmente sob a neve de Davos tendo Klaus Schwab como anfitrião. É um registro revelador de como pensam e interagem os mais poderosos líderes dos negócios e da política mundiais. É interessante ver como eles tratam, por exemplo, temas como inteligência artificial. A participação do presidente do seu país traz insights importantes.

Jane Fonda aos 82 (New York Times)

A atriz Jane Fonda já foi uma heroína espacial em "Barbarella", proprietária de emissora em "The Newsroom" e professora de aeróbica em vídeos no auge do VHS. Já foi detida protestando contra a guerra do Vietnã e contra o aquecimento global. A colunista Maureen Dowd, um dos melhores textos do New York Times, faz um perfil de quem é e o que pensa a atriz que acaba de lançar um livro onde fala sobre as mudanças climáticas e como se opor a elas.

"Canções de Atormentar" (Angélica Freitas)

Tiro meu chapéu para a Angélica Freitas desde muito antes de isso ser modinha. Fomos colegas na UFRGS, e tive a honra de poder acompanhar sua trajetória - de colega mais legal do mundo a boa repórter de cidades no "Estadão" e chegando a virar poeta com reconhecimento internacional. Este livro coleta coisas que escreveu e que inclusive chegou a cantar no palco desde que lançou "Um Útero é do Tamanho de um Punho" (2012).

Lagom Data

São Paulo, Brasil

facebook twitter instagram
lagom@lagomdata.com.br

Temos por princípio não incluir endereços de quem não manifestou intenção de receber mensagens. 

Descadastrar
MailerLite