view_in_browser
Covid: 99% dos municípios têm casos

Mais de 5.500 cidades tiveram ao menos um paciente confirmado

por MARCELO SOARES

Ao passar dos 5.514 municípios com algum caso de Covid confirmado, 99% das cidades brasileiras foram atingidas pela doença nesses seis meses que mudaram nossas vidas. Cada ponto no mapa acima representa o marco zero de um município brasileiro. Vinte unidades federativas já anotaram casos em todos os seus municípios.

Há algumas semanas, um leitor me perguntou qual, em minha opinião, seria o último município a registrar um caso de Covid. Seria um chute e tanto nomear um dos 5.570 municípios brasileiros, mas sugeri que seria um município pequeno de um Estado com histórico de subnotificação. Provavelmente Minas Gerais, com seus mais de 800 municípios e cujo secretário de saúde acredita que testar a população só serve pra satisfazer pesquisador curioso.

Dos 59 municípios brasileiros que ainda não registraram casos de Covid até hoje (17.ago), 26 estão em Minas Gerais, 18 no Rio Grande do Sul, 5 em Goiás, 4 na Bahia e 2 no Piauí, no Paraná e em São Paulo.

Por tamanho da cidade: apenas três das que não registraram casos têm mais de 10 mil habitantes. A maior é São Domingos, em Goiás, com 12.900 moradores. A menor é Cedro do Abaeté, em Minas Gerais, onde vivem 1.164 pessoas. Ao todo, 14 cidades que ainda não registraram casos de Covid têm menos de 2 mil habitantes.

Isso em parte explica a falta de registros. Por um lado, circulam menos pessoas por essas cidades, desacelerando o contágio. Por outro lado, essas cidades são menos atendidas pelos serviços de saúde, dificultando a detecção. Aliás, eu não me espantaria se em alguma cidade nunca houver um caso detectado de Covid-19.

Outras 11 cidades onde o vírus ainda não foi detectado estão em regiões de fronteira. Todas elas estão no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai e a Argentina. Costumam ser cidades relativamente pobres, praticamente com mais contato econômico com o país vizinho do que com a capital do Estado onde ficam. Difícil estimar o quanto tem aí de subnotificação e o quanto foram beneficiadas pelo melhor enfrentamento da Covid nos países vizinhos.

Todos os municípios do litoral e da região da Amazônia Legal já tiveram casos registrados.

Em termos de mortes, porém, parece haver notícias menos ruins. Suspendendo um pouco a noção de que possa haver subnotificação sistemática (embora algum grau sempre exista), aparentemente nenhuma região apresenta tendência de crescimento. Nordeste cai devagar, Norte já cai mais rápido mas ainda cai, Sudeste também cai sem pressa.

Ainda não é o sucesso que se gostaria de ver, mas a situação está menos desesperadora. Não fosse a pressa na abertura, poderíamos estar vendo curvas mais otimistas. 

Assine o Lagom Covid

O QUE É LAGOM INSIGHTS?

Esta newsletter será enviada semanalmente aos contatos da Lagom Data que manifestaram interesse em recebê-la. Toda semana, trago uma análise de dados sobre algum tema importante. Covid é um interesse evidente dos nossos contatos, mas temos outros assuntos também a observar com dados. Para dúvidas e sugestões, é só responder.

CURSO
Dados 360 - Segunda Turma

O curso oferecido pela Escola de Dados é um excelente ponto de partida para quem quer entrar de cabeça no mundo dos dados. Marcelo Soares, diretor da Lagom Data, faz parte da incrível equipe de professores.

Conheça e inscreva-se
Defrag mental

O que estamos lendo, assistindo e ouvindo

Deep Purple - Whoosh (Spotify)

Com letras afiadas e climas musicais variados, os experientes roqueiros fazem de conta que vão se aposentar, inclusive regravando a primeira faixa do seu primeiro disco, de 1968, para encerrar o álbum. Quem não os conhece até se preocupa. O vigésimo-primeiro álbum de estúdio da banda é o terceiro produzido por Bob Erzin, que não deixou a peteca cair. A imprensa estrangeira diz que este disco compete pelo primeiro lugar em vendas com Taylor Swift.

Miles Davis - The Lost Septet (Spotify)

No começo dos anos 70, quando a leva de bandas de rock pesado como Deep Purple (ao lado) tomou de assalto a preferência do público jovem, Miles Davis deu a quarta guinada em sua carreira com guitarras distorcidas, baixo pulsante e o velho trumpete. Deserdada pelos fãs de jazz, desconhecida pelos fãs de rock, essa formação nunca gravou em estúdio. Este longo registro ao vivo foi feito por uma rádio pública europeia em 1971.

Umbrella Academy (Netflix)

Os desajustados superpoderosos e birrentos adotados pelo misterioso Hargreeves estão de volta. Agora, eles precisam evitar de novo o fim do mundo, depois de acabar com o planeta no final da temporada anterior. Para isso, precisam evitar o assassinato de John Kennedy. Ou não. Destaque para as cenas que se passam no auge da movimentação dos negros norte-americanos pelos direitos civis - as reuniões comunitárias e os protestos pacíficos reprimidos com tudo menos pacifismo. 

Celso Furtado - Diários Intermitentes (Amazon)

Um dos economistas mais influentes do Brasil teria completado 100 anos em julho. Este livro reúne registros pessoais desde sua adolescência até seus últimos anos de vida. Desfilam pela obra importantes figuras da história do país. As argutas notas de Furtado iluminam o que se passa em 2020 visto de quando ainda era novidade (ou quando era velho antes). Organizados por sua viúva, Rosa Freire D'Aguiar, os diários são "intermitentes" porque ele só escrevia sobre si ocasionalmente. 

Lagom Data

São Paulo, Brasil

facebook twitter instagram
lagom@lagomdata.com.br

Temos por princípio não incluir endereços de quem não manifestou intenção de receber mensagens. 

Descadastrar
MailerLite