Olá, , bom dia!
Todos nós, Pilotos de Helicóptero, sabemos que há uma sequência de tarefas a serem executadas antes de cada procedimento.
Temos consciência da importância de não haver "itens esquecidos " durante a checagem de sistemas, condições, posições etc., para que o nosso voo comece e termine de forma segura.
Porém, como podemos fazer com que o checklist seja executado sem que haja prejuízo em termos de tempo de execução e segurança vs a necessidade de agilidade, especialmente falando de helicópteros da aviação executiva?
Checklists, geralmente usam padrões de fluxo e listas de verificação mentais para preparar uma aeronave para uma tarefa específica. Eles então respaldam essas ações com a lista de verificação escrita apropriada.
Se vejo um piloto ignorar totalmente o checklist, eu sempre pergunto o motivo para isso. A resposta geralmente está relacionada à familiaridade, inconveniência ou carga de trabalho. Porém, deixar de usar uma checagem de itens, ainda que otimizado, é um grande erro que não podemos cometer.
Desta forma, uma boa dica é criar uma lista de itens contendo os itens mais críticos antes de cada procedimento.
Hoje, com a tecnologia embarcada em muitas aeronaves, é possível criar estes checklists em formato digital, onde normalmente estão os itens mais críticos a serem checados, o que é uma ótima forma de aliar a segurança com a otimização dos procedimentos.
Seguir um checklist, ainda que otimizado, e mesmo que voando single pilot – utilize os "call outs" antes de iniciar cada fase do voo - isso te manterá voando!
Bons e seguros voos a você!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|