Olá, , bom dia!
Durante a última European Rotors, que ocorreu em Novembro de 2023 na cidade de Madrid - Espanha, um helicóptero Enstrom modelo FX280 que decolava, deixando o recinto sede da exposição, aparentemente sofreu uma perda de potência vindo a colidir com um veículo que trafegava por uma via próxima. A aeronave sofreu danos substanciais.
Não houve vítimas fatais, os dois ocupantes do helicóptero e o motorista do veículo ficaram feridos, mas sem gravidade.
Parafraseando o meu amigo @branco_aviacao:
O motivo deste relato não é o de apontar as causas deste acidente, mesmo porque ainda não dispomos destas informações por parte da autoridade responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos daquele país, mas a intenção de aumentar a nossa consciência situacional.
No vídeo, podemos notar que mesmo antes de iniciar a decolagem, o piloto em comando enfrenta dificuldades para manter o helicóptero estável durante o hover.
São variações consideráveis de altura e movimentos de guinada, o que nos faz deduzir que, naquele momento, já havia algum problema relacionado aos parâmetros do motor do helicóptero.
Logo após a decolagem, podemos notar que ocorrem guinadas e, na sequência, há fumaça, aparentemente saindo do motor, seguido de perda de altitude.
Mais uma vez, não sabemos as causas oficiais do acidente, no entanto, temos aqui um material excelente para uma reflexão.
Eu já escrevi anteriormente sobre a necessidade da atenção constante do piloto quanto à indícios que possam servir de aviso para eventuais problemas futuros.
É imprescindível que o piloto conheça a fundo a aeronave que ele voa. Não somente no sentido de conhecer tecnicamente as limitações, envelopes operacionais ou procedimentos de emergência, mas também conhecer fisicamente as suas características, o aspecto normal da sua mecânica, seus ruídos e, ainda mais, seus parâmetros.
Uma diferença de ruído, um vazamento de óleo ou de algum outro fluído, um parâmetro que está abaixo do normal ou variando de forma estranha, deve ser levado em consideração e, ainda mais, ser encarado como um indício de problema futuro.
Fique atento!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|