Olá, , bom dia!
Na sua opinião, existem diferenças nos custos de manutenção de uma aeronave operada de forma padrão em comparação com outra operada de forma "não tão padrão"?
Vou além: Na sua opinião existem diferenças na confiabilidade da máquina em si?
Ou melhor…
Utilizando o vídeo como referência, você decolaria com este helicóptero no dia seguinte fazendo apenas uma inspeção pré voo padrão?
Bom vamos ao tema deste safety.
Quando eu comecei a voar helicópteros, conheci dois irmãos que tinham dois helicópteros iguais, porém, que eram operados por pilotos completamente diferentes na sua forma de voar.
Um deles era padrão e o outro, para se ter uma ideia, cortava o motor e utilizava o comando coletivo para frear o rotor principal.
As aproximações do segundo eram autorrotações e suas decolagens verdadeiros shows acrobáticos...
Ocorre que os irmãos também faziam as manutenções de seus helicópteros na mesma oficina.
Um dos helicópteros, o operado de forma padrão, tinha custo operacional normal, com trocas de componentes no tempo correto de vencimento... já o outro, operado pelo "acrobata", tinha o custo, pelo menos, 2x superior.
Ocorre que num determinado momento, o patrão do "acrobata" começou a estranhar o custo elevado de suas manutenções e a troca constante de componentes do conjunto dinâmico do helicóptero, e começou a questioná-lo. O piloto "habilmente" colocava a culpa na máquina e na oficina até que o proprietário, indignado com a situação, marcou uma reunião com os gestores do Centro de Manutenção que, devido à situação, tiveram de justificar com a verdade, os motivos do custo operacional elevado...
Bom, o final dessa história vocês já podem imaginar, não é?
Procedimentos são feitos para te preservar e para te manter longe de problemas.
A sua conduta profissional, é diretamente proporcional à sua capacidade de empregabilidade.
Tenha isso em mente! Bons e seguros voos pra você!
Cmte Thales Pereira.
presidente@abraphe.org.br
#safetyabraphe
|