Boletim 5 Sentidos News #3 – 30 de abril de 2020 View in browser
Com que você se conecta na quarentena?

Um mês e meio deste o início do isolamento e a gente pode afirmar uma coisa com unanimidade: é bem mais fácil (ou seria menos difícil?) passar por tudo isso tendo à disposição tudo que temos nestes tempos digitais. Eu, com meus quase 44, lembro MUITO BEM de quando a gente não tinha internet. De quando a gente tinha uma conexão que durava cinco minutos a cada tentativa. De quando eu falava "imagina que máximo a gente digitar o endereço de um site e ele entrar na hora?", sempre que esperava por longos minutos que cada página fosse carregada – jovens, vocês não imaginariam!

Foram muitas fases até a gente chegar às redes sociais, à democratização do conteúdo, ao Youtube substituindo a hegemonia das redes de TV. E aí, em 2020, dá para qualquer um ser apresentador ou espectador do que quiser. Isso sem citar as maravilhas da video-chamada (que eram algo que eu esperava ansiosamente desde o desenho dos Jetsons – newsletter com alerta "quase-idosa no teclado"!) e as ferramentas que nos deixam dar aulas e fazer reuniões a qualquer momento. O isolamento no mundo sem Instagram, sem Zoom, sem Twitter, sem Facetime e sem Youtube seria bem diferente.

Por aqui, tenho sentido uma nostalgia da década passada, quando os blogs eram nosso principal meio digital. Além de querer ter blog de novo, já andei cogitando até encarar o Youtube também (para quem nem vídeo costuma fazer, é uma ideia revolucionária). Depois de semanas de silêncio digital, ando com um daqueles siricuticos de escrever, de falar, de ouvir.

Se você só quer ficar quietinho, respeite-se (eu fiz isso e foi fundamental); mas se tem vontade de trazer alguma voz para o mundo, traga. Não ligue para quem reclama do excesso de lives nem tenha medo de não ter audiência. Cada voz tem seu papel e cada papel importa. Escreva um blog sem url própria, grave um vídeo sem ring light de youtuber, faça um podcast sem ter microfone profissional. É a mensagem que vale.

Quem julga não faz por mal. Como eu sempre digo nos cursos da minha empresa Amo Branding, "tem público para todo tipo de conteúdo e tem conteúdo para todo tipo de público". Encontre sua turma!

SIGA O 5 SENTIDOS NO INSTAGRAM!
Li por aí...

Em que ando clicando, o que ando assistindo, onde ando encontrando boas leituras...

Revisão de Instagram

Em um post de seu blog Living Gazette, a Barbara reflete sobre sua relação com o Instagram nos tempos de pandemia – e diz como, de repente, muitos dos perfis que seguia deixaram de fazer sentido para ela. É interessante (e parte do autoconhecimento) a gente reconhecer por que acompanha quem acompanha. E, agora, é pra lá de valioso entender quem e o que de fato queremos assistir. Sem julgamentos, mas com autorrespeito.

Você não "tem que" nada!

"É tolice mergulhar num frenesi de atividade ou ficar obcecado com sua produtividade acadêmica neste momento. Isso é negação e auto-ilusão. A resposta emocional e espiritualmente saudável seria se preparar para ser mudado para sempre." Já tinha postado sobre este texto maravilhoso (dica da Ana Raia quando comentei sobre minhas primeiras semanas de isolamento em modo pausa) no meu instagram pessoal. Vale a leitura!

Marie Kondo nos negócios?

Em 2015, Marie Kondo passou como um furacão pelos armários, gavetas e acervos exagerados – a japonesa prega que quem organiza a casa organiza a vida. De lá pra cá, ela virou série do Netflix, é autora best-seller de vários livros e constrói (segundo palavras da revista de negócios Fast Company) um império de lifestyle. Seu recém-lançado livro promete a organização milagrosa agora na vida profissional.

In Goop Health

A marca Goop, criada há mais de dez anos por Gwyneth Paltrow, hoje é referência no mundo todo no mercado de bem-estar. Um de seus produtos é o In Goop Health, evento que reúne aulas de yoga, palestras de terapeutas e vários profissionais que cuidam de nossa saúde – física e mental. Com o isolamento, o seminário migrou para... o YouTube! Estão previstas sessões semanais de temas variados.

Dicas
e-Commerce de Óleos Essenciais

Tenho falado como nestas semanas apenas as compras de essenciais têm tido vez na minha casa. E, sim, óleos essenciais entram nesta lista, já que, para mim, substituem remédios e produtos de higiene pessoal. Por isso, quis trazer uma ótima experiência que tive nesta semana em um e-commerce que vende várias marcas que gosto: fiz o pedido às cinco da tarde e três horas depois ele já tinha sido entregue em casa – com direito a atendimento via Whatsapp. No Bela Vida Natural, compro sempre as marcas BySamia, BioEssência e Terra Flor, que me foram recomendadas por especialistas.

Registro de Memórias

Sempre que meu caderno Moleskine grande aparece de relance nos meus Stories (uso para tudo, de planejamentos a trabalho), surgem perguntas sobre ele. Aqui coloco a ficha e o link para o que uso, modelo Extra Large (7.5 x 9.75). Mas não se prenda ao tipo de caderno e sim ao uso: que tal fazer seu "caderno da vida" nesta quarentena? Coloque trechos de textos que gostou, anote planos e pensamentos, cole imagens que te inspiram, faça anotações do que te importa agora. A escrita (a mão) pode ser altamente terapêutica e uma baita ferramenta anti-ansiedade agora.

Personagem
GINÁSTICA À MODA CARIOCA
Michele Passarelli

Uma das melhores descobertas da quarentena foi a aula de ginástica localizada da professora Michele Passarelli – via lives do Instagram. Desde que me mudei do Rio não fazia aulas tão boas (localizada é uma tradição das cariocas!). A professora tem também grupos fechados via Zoom, mas as lives são gratuitas, peça para seguir o perfil.

Dica de Livro
MINDFULNESS
Coleção Inteligência Emocional

Sempre tive mania de ler vários livros ao mesmo tempo, mas nesta quarentena eu estou batendo todos os recordes de "instabilidade" literária – são vários, de todos os assuntos. Pois bem, um deles é este, que traz uma série de artigos da Harvard Business Review sobre mindfulness e seus benefícios na nossa mente, na nossa saúde e até no nosso trabalho. Leitura leve (e importante!). 

VEJA MAIS!

p.s. neste período mais crucial da quarentena, no qual a redução de circulação é fundamental, encorajo que façamos compras apenas de itens indispensáveis (alimentação e cuidados básicos). Para livros indicados, dê preferência às versões digitais; para outros produtos, salve-os em suas listas de desejos para um futuro (espero) próximo! ❤️

Share on Facebook Share on Facebook Share on Twitter Share on Twitter Forward email Forward email
Alegra Produção de Conteúdo – 5 Sentidos

Você recebeu este e-mail porque se inscreveu na lista 5 Sentidos.

Descadastrar