Newsletter de março.

newsletter

>> março de 2020

Decisão da CGU que impõe sigilo sobre relatórios de monitoramento de redes sociais; participe do dia da sociedade civil na ICIC; a necessidade de controle social sobre o uso massivo de novas tecnologias por governos e empresas. 

CORONAVÍRUS

Para reduzir riscos de contágio por coronavírus, a equipe da Transparência Brasil trabalhará de forma remota nas próximas semanas.

O retorno das atividades presenciais será informado nas redes sociais ou em edição futura desta newsletter. Até lá, o telefone fixo da organização estará desativado e receberemos contatos pelo e-mail contato@transparencia.org.br e no celular (11) 95050-4257.

COLUNA DA SEMANA

As colunas semanais do diretor-executivo da Transparência Brasil, Manoel Galdino, foram interrompidas nas últimas semanas em virtude de sua licença-paternidade. Elas voltam a ser publicadas em 20 de março.

INTEGRIDADE

Governo federal alterna argumentos frágeis para não divulgar relatório de monitoramento de redes sociais

A Transparência Brasil lamenta a recente decisão da Controladoria-Geral da União (CGU) de negar acesso a relatórios de monitoramento de redes sociais encomendados pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). As justificativas apresentadas para as negativas violam a Lei de Acesso a Informação (LAI) e ferem princípios da administração pública. 

Em nosso blog, detalhamos de que maneira as justificativas apresentadas contrariam os princípios da LAI e por que esperamos que a decisão seja reformada pela última instância de avaliação.


Entenda o caso

O jornal “O Estado de S.Paulo” solicitou à Secom todos os relatórios de monitoramento de redes sociais produzidos entre 1º de janeiro a 23 de novembro de 2019. Para indeferir o pedido, a pasta alegou tratar-se de um documento preparatório para tomada de decisões, embora não tenha apresentado qualquer ato decisório para justificar sua resposta. 

Nos recursos, o acesso foi indeferido novamente. Primeiro com base em suposta proteção de direitos autorais da empresa que produziu os relatórios. Na instância seguinte, a Secom voltou a alegar que estes seriam documentos preparatórios, novamente sem fornecer justificativas suficientes.


A decisão da CGU

A disponibilização dos relatórios chegou a receber um parecer favorável em análise interna da CGU, órgão que avalia recursos da LAI em terceira instância. Ainda assim, o Ouvidor-Geral da União adjunto, Fabio do Valle Valgas da Silva, o contrariou e manteve a negativa de acesso.

O Ouvidor-Geral adjunto acatou as razões da Secom de que os atos decisórios baseados nos relatórios poderiam acontecer mesmo após 12 meses da sua produção e que a divulgação parcial poderia "frustrar as expectativas" do requerente.

TRANSPARÊNCIA

Sua organização pode ajudar a construir a participação da sociedade civil na 12th ICIC

A Transparência Brasil e a Artigo 19, duas organizações responsáveis por articular a participação da sociedade civil na 12th International Conference for Information Commissioners, convidam organizações a se inscrever para  participar do dia exclusivo para a sociedade civil a ser realizado em 2 de junho, em Brasília.

É possível participar de três formas: como Organização (atuando na captação de recursos, comunicação externa, seleção/curadoria de propostas de conteúdo), Apoio (colaborando com a comunicação externa e divulgação do evento) ou Representante da Sociedade Civil (para contribuir nas discussões do dia da sociedade civil). 

Neste formulário, estão detalhadas as funções e os pré-requisitos para cada modalidade em que as organizações podem se candidatar. Sugestões de temas para as discussões da sociedade civil serão também serão recebidas neste formulário. A 12th ICIC terá debates abertos ao público nos dias 3 e 4 de junho. As inscrições para acompanhar esses debates são gratuitas e estão abertas no site do evento.

CONTROLE SOCIAL

Urgência na regulação de inteligência artificial

O uso de tecnologias como machine learning por governos autoritários é um dos grandes desafios para o controle social. A Transparência Brasil esteve em Stanford no início de fevereiro para participar do Tech Camp for Civic Space Defenders, imersão do International Center for Not-for-Profit Law em parceria com a Universidade de Stanford e que contou com a presença de organizações convidadas da sociedade civil de diferentes países.

O objetivo do evento era fortalecer a atuação de ONGs na sua luta de defesa do espaço cívico frente a ataques autoritários com uso de machine learning.
Neste texto, Juliana Sakai, diretora de operações da Transparência Brasil, que participou do Tech Camp, fala dos perigos que tecnologias sem regulação representam aos direitos civis e o que a organização tem feito a respeito no país.

RADAR

Debates sobre futuro do campo de estudos do desenvolvimento

18 de março | São Paulo

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e o Institute of Development Studies (IDS) reúnem interessados em debater agendas sobre desenvolvimento, inovação política e desigualdades para a nova década. Inscreva-se.

Abraji mapeia problemas com a LAI em São Paulo

A partir de 11 de março | Internet

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) prepara um relatório sobre o descumprimento da Lei de Acesso a Informação no estado de SP. Para isso, está recolhendo denúncias por meio de formulário online.

Evento discute a Autoridade Nacional de Proteção de Dados

30 de março | São Paulo

Promovido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, o evento reúne representantes públicos e acadêmicos discutir vigilância e democracia. Inscreva-se.

Recife discute políticas públicas para mulheres com dados abertos

19 a 21 de março | Recife

A Prefeitura de Recife organiza o evento #ChallengeData, com o propósito de usar dados abertos para repensar e criar políticas públicas para mulheres. Inscrições vão até o dia 17 de março. Inscreva-se.

Oficinas para cobertura jornalística de 1ª Infância e Adolescência

20 a 22 de março | Várias cidades

A Énois está promovendo oficinas gratuitas para a cobertura jornalística sobre Primeira Infância e Adolescência nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza. Inscreva-se.

Envie propostas de workshops ao 10º Fórum da Internet no Brasil

31 de março | Internet

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) recebe propostas de workshops para o 10º Fórum da Internet até o final do mês. O evento ocorre de 22 a 25 de setembro, em Natal (RN). Inscreva-se aqui.

É ASSUNTO...

  • Analisando as 11,4 milhões de ocupações no setor público brasileiro, uma investigação revela que metade paga menos de R$ 2,7 mil mensais e que há muita desigualdade entre os poderes. (na Piauí);

  • Levantamento do Programa de Transparência Pública da FGV revela que a administração federal mantém patamares de transparência dos últimos anos, mesmo havendo resistência por parte do presidente (na Folha);

  • O pesquisador do INEP, Adriano Senkevics, publicou uma thread com dicas para acessar os dados abertos e publicações sobre a educação básica e superior no país (no Twitter);

  • Mesmo empresas que investem em inovações tecnológicas reconhecem a necessidade de regulamentação do setor. Contudo, governantes e legisladores brasileiros têm atuado de forma apenas reativa sobre o tema (no Nexo);

  • Um engenheiro norte-americano fez um pedido de acesso a informação à Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) sobre os materiais de treinamento em Python de seus funcionários. Ele escaneou o conteúdo e divulgou na internet (no Twitter, em inglês).
Doe para a Transparência Brasil

Somos uma entidade sem fins lucrativos que depende de doações para manter atividades de monitoramento do poder público e busca por transparência. Ajude-nos a continuar com combatividade esse trabalho independente.

Ainda não está inscrito na nossa newsletter?
Clique aqui e cadastre-se

Facebook Twitter Website Instagram

Transparência Brasil

R. Prof. João Marinho, 161
São Paulo
Brasil