Olá, | Sua matrícula é .
Não consegue visualizar? Clique aqui

Olá , bom dia!

Há alguns anos, fui contratado para trasladar uma aeronave.

Estávamos pousados num aeroporto, que por sinal estava fechado devido às condições meteorológicas, muita chuva, teto baixo e visibilidade restrita.

Estávamos em dois pilotos e meu colega estava com um pouco de pressa para cumprir a missão e retornar para casa.

Ficamos aguardando o tempo melhorar, mas o trecho que iríamos percorrer na sequência era uma etapa de mar aberto de quase 80 milhas náuticas. Nada confortável nestas condições para uma aeronave VFR.

Ficamos ali aguardando e por mim, realmente, o voo naquele dia e naquele clima não ocorreria, mas a chuva deu uma trégua e acabei cedendo à pressão do colega e decolamos...

No meio do caminho, o tempo foi piorando, chuva forte, mar aberto, sem alternativa a não ser prosseguirmos, pois no nosso aeroporto de origem as condições também havia piorado. Longos 45 minutos de voo...

Ao encontrarmos novamente o continente, as condições estavam bem ruins também. Para o lado esquerdo da ilha - o lado do litoral e por onde deveríamos seguir - muita chuva, raios e portanto, completamente inviável. Seguimos para o centro da ilha, só que neste rumo, havia várias elevações e devido às condições de tempo, estava bem difícil manter condições visuais de voo... Então, reduzi a velocidade e avistando um pátio no solo em uma pequena vila resolvi pousar por segurança.

Este pátio pertencia a uma igreja evangélica e alguns garotos e garotas estavam realizando um ensaio da banda que foi interrompido pelo barulho do helicóptero. Cortamos o motor, descemos e fomos explicar o ocorrido a eles.

Ligaram para o pastor da igreja. Fomos muito bem recebidos e como estávamos em outro país, procuramos as autoridades para informar nosso pouso em segurança e realizar todos os tramites legais.

Resultado: o helicóptero pernoitou naquele pátio e conseguimos decolar somente no dia seguinte.

Poderíamos ter pernoitado no local de origem? Sim!

Poderíamos ter encontrado condições ainda piores e termos virado estatística? Claro que sim!

Foi um erro decolarmos? Óbvio!

Por que mesmo decolamos???

Decolar ou não, é uma opção. Pousar é uma obrigação!

Pense nisso!!

Voe com segurança. 

Forte abraço e ótimos voos,

Cmte Thales

#safetyabraphe  #juntospodemosmais

Empresas que priorizam Segurança de Voo estão na ABRAPHE:
ABRAPHE

Av. Olavo Fontoura, 1078 - Setor C, Lote 7 Hangar GoAir, São Paulo/SP - Brasil

facebook instagram linkedin youtube whatsapp
(11) 2221-2681 / 2221-1348 / 94930-4623
abraphe@abraphe.org.br

Você recebe o Safety ABRAPHE porque é um associado ativo  e está conosco neste movimento em prol da prevenção de acidentes e da Segurança de Voo. #juntospodemosmais

Descadastrar