Boletim Eletrônico - Número 22, 20 de Dezembro de 2017

Agenda microeconômica deve ser prioridade em 2018

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) defendeu uma agenda propositiva para 2018 para que o Congresso consiga ir ao encontro dos interesses da população brasileira.

“Precisamos promover o reencontro do povo com a política e as instituições. Faremos isso quando aprovarmos projetos relacionados à agenda microeconômica. O setor econômico (indústria, comércio e agronegócio) precisa, mais do que nunca, de segurança jurídica e previsibilidade, porque é isso que gera emprego, renda e dá dignidade à população brasileira”, defendeu.

A senadora ainda disse que o Congresso deve finalizar a votação de proposições relativas à segurança pública, “um dos problemas que mais aflige o brasileiro”.

Política que gera resultado

Na sexta-feira (15), foi inaugurado o ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), edificada no local da antiga Ferroviária da Noroeste do Brasil, em Três Lagoas (MS).

A senadora Simone Tebet teve forte atuação para viabilizar a concretização do ISI Biomassa, tanto como prefeita de Três Lagoas, quanto como senadora. Ela traçou um paralelo entre o passado que viveu no município e a forma como ele se encontra hoje. “Me recordo do tempo em que esta era uma área abandonada, tomada pelo mato. Hoje, este instituto representa o futuro de Três Lagoas, gerando mais oportunidades de renda e de negócios. Não é à toa que, ainda que tenha uma população oito vezes menor do que Campo Grande, Três Lagoas é responsável por 30% de todas as exportações de Mato Grosso do Sul”, comemorou, destacando que o empreendimento é também o resultado do trabalho do setor empresarial, aliado à atuação da boa política. 

O Instituto

O ISI Biomassa visa, entre outros serviços, atender a uma demanda da indústria nacional por produtos sustentáveis, que gerem resíduos biodegradáveis. Foram investidos R$ 35 milhões, entre edificação do espaço físico e aquisição de equipamentos. O ISI Biomassa tem um Laboratório de Processos Químicos, dois de Preparo de Matérias Primas, um de Microbiologia, um de Bioquímica e Biologia Molecular, quatro plantas piloto para Processos Biotecnológicos, uma área piloto para Processos Químicos e um Laboratório de Análise Instrumental, como suporte aos demais.

Aumento de tarifas x cobrança de bagagens: audiência em fevereiro

A senadora Simone Tebet anunciou que a audiência pública sobre a cobrança das bagagens e o aumento de tarifas aéreas ocorrerá nas Comissões de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura, provavelmente no final de fevereiro. Foram convidados para a reunião os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), das empresas aéreas, do CADE, da OAB e de representantes dos consumidores.

“O consumidor não aceita cobrança de bagagens e aumento de tarifas. Em março vamos debater com ANAC e empresas aéreas o aumento abusivo das tarifas”, informou a senadora Simone Tebet.

Em março, CAE vai debater importância da Rota de Integração Latino-Americana

A senadora Simone Tebet está empenhada em garantir a realização da audiência pública sobre a Rota de Integração Latino-Americana em março, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ela é a autora do requerimento de audiência pública no colegiado. Foram convidados a participar do debate representantes dos governos do Paraguai, Bolívia, Argentina e Chile. Pelo Brasil, virão representantes do Itamaraty e do governo de Mato Grosso do Sul.  A Rota é de grande importância para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e para baratear as exportações destinadas à Ásia.

O trajeto passa por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, para que a produção seja escoada pelos portos do Chile, reduzindo em 8 mil km o trajeto até a Ásia. 80% da soja de MS é exportada para a China.  Essa rota (chamada antes de Bioceânica) é um sonho de décadas e agora está mais perto de se concretizar.

Facebook Twitter Youtube Instagram